vantagens do pregrão eletronico

415 palavras 2 páginas
O presente artigo tem como objeto de análise a abordagem sobre o tema da modalidade de compra por licitação denominada pregão na sua natureza eletrônica e presencial na forma de uma monografia de Direito, ou ainda um TCC, ou trabalho de conclusão de curso, instituída no contexto de um processo de mudança por que passa o Estado, como meio de conferir maior eficiência e agilidade ao procedimento licitatório. De modo a oferecer um panorama referente a tal abordagem em monografias a AC Monografia de base para TCC iniciou esta discussão.

Devido à competitividade gerada pela fase de lances e à celeridade desta modalidade de licitação, esta torna possível que os bens e serviços comuns sejam objetos de contratações imediatas e a preços bastante vantajosos, razão pela qual tem sido crescente o interesse pelo seu emprego.

Para tanto, a modalidade pregão possui procedimentos específicos ditados pela Lei nº 10.520/02 e seus decretos regulamentares, tais como os Decretos nº 3.555/00, 3.697/00 e 5450/05, os quais se mostram diversos da Lei nº 8.666/93, representando novidade que necessita ser discutida e bem compreendida, a fim de acarretar a plena satisfação do interesse público.

Este é justamente o objetivo neste trabalho de pesquisa: apresentar uma avaliação ampla e detalhada da modalidade de licitação pública pregão nas formas presencial e eletrônica e buscar seu pleno entendimento.

Veremos ao no decorrer deste estudo, que a adoção do pregão para aquisição de bens e serviços comum objetiva, principalmente, ampliar a competição, permitindo a obtenção de um melhor preço pela administração, com a possibilidade de lances verbais e negociação direta pelo pregoeiro.

Por outro lado, existem diversos fatores interrogantes quanto à aplicabilidade e funcionamento do pregão, o que oferece um quadro de insegurança sistemática e brechas que não são suficientemente firmes para os responsáveis pela Administração pública no que concerne à adoção, principalmente quando o

Relacionados

  • Contabilidade
    4710 palavras | 19 páginas