Vantagens do orçmento para a organizaçao

7181 palavras 29 páginas
1

Orçamento Empresarial
Uma Ferramenta para Tomada de Decisão
1

Débora Feltrin
Natasha Young Buesa 2

Resumo
Este trabalho procurou estudar o orçamento empresarial como uma ferramenta para tomada de decisão. O objetivo geral foi identificar se algumas empresas de médio e grande porte das cidades de
Jandira, Vargem Grande, Osasco, São Roque,
São Paulo, Barueri e Araçariguama utilizam o orçamento para a tomada de decisão e o objetivo específico foi analisar quais as vantagens e limitações do uso do orçamento para as empresas em estudo. Foi desenvolvido através de uma pesquisa exploratório-descritiva com aplicação de questionário com perguntas fechadas e escala
Likert. Pôde-se constatar com o desenvolvimento do trabalho que, de fato, as empresas procuram usar o orçamento para tomada de decisão, realizando controles da melhor maneira possível.

Palavras-chave: Orçamento Empresarial, Tomada de Decisão, Planejar, Controlar,
Organizar, Empresas.
INTRODUÇÃO
Este trabalho procurará verificar se algumas empresas de médio e grande porte utilizam o orçamento empresarial para a tomada de decisão mais eficiente, bem como quais as vantagens e limitações de seu uso.
Como estudante de Ciências Contábeis é de grande relevância conhecer como desenvolver as funções ligadas ao orçamento empresarial para a tomada de decisões. Os orçamentos são a expressão, em termos financeiros, dos planos da administração para a operação da empresa durante um período específico de tempo e funcionam como um instrumento de controle administrativo (CATELLI, 2001).

1

Bacharel em Ciências Contábeis pela FAC São Roque, 2012.

2

Pós-graduada em Controladoria pela Associação Educacional Nove de Julho (Uninove) e graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Autora do livro Usted! Curso de Espanhol para Brasileiros, professora de castelhano e língua portuguesa e professora de Ensino Superior.
Revista

Relacionados