Vantagens De Se Ter Uma Franquia2

834 palavras 4 páginas
Vantagens de se ter uma franquia
1. Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento
2. Aumento nas possibilidades de sucesso.
3. Existência e acompanhamento de um plano de negócios.
4. Marca reconhecida no mercado e de boa reputação.
5. Facilidade na instalação.
6. Maior garantia no mercado.
7. Economia de escala, tanto em propaganda como em aquisição de produtos.
Problemas para os franqueados
Existem muitas vantagens na escolha por uma franquia, porém também apresenta algumas dificuldades. Assim, as desvantagens mais corriqueiras para o franqueado podem ser enumeradas da seguinte maneira:
1. O franqueador exerce um elevado grau de controle sobre o franqueado e sobre a sua atividade. Muitos franqueados consideram este controle frustrante, em particular quando já operam há já algum tempo e, eventualmente, sentem que já não necessitam da sua assistência permanente.
2. Para além da desvantagem psicológica deste controle permanente, o negócio pode sofrer, em certa medida, por ele ser impedido de fazer as necessárias adaptações a padrões, em resposta à mudança de gostos, condições locais, etc.
3. Qualquer publicidade negativa em torno do franqueador atua em detrimento do imagem do franqueado.
4. O franqueado tem de pagar uma taxa permanente ao franqueador (Royalties).
5. A franquia pode não corresponder às expectativas do franqueado, quer em termos de lucro, quer em termos de satisfação psicológica. Esta situação pode acontecer se o franqueador tiver, de início, exagerado quanto aos possíveis benefícios da operação.
6. O franqueado tem a obrigação contratual de continuar a explorar o seu estabelecimento, sendo muito restritas as circunstâncias em que lhe pode por termo. Nos termos do contrato de franquia, pode não lhe ser permitido vender o negócio a quem quiser.
7. Rotatividade de mão de obra é um dos maiores problemas do varejo brasileiro e tem tornado a vida do empresário difícil para gerir pessoas.

Desvantagens de se ter uma franquia
1. Localização forçada.
2.

Relacionados