Vantagem e desvantagem da terceirização na administração pública

Páginas: 33 (8024 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO “JANE VANINI”
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS CONTÁBEIS






TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
VANTAGEM E DESVANTAGEM






LETHICIA MARIANA CAMPOS DA SILVA.FERRAZ

















Cáceres – MT
Dezembro de 2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO “JANE VANINI”
DEPARTAMENTO DECIENCIAS CONTÁBEIS






TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AS VANTAGEM E DESVANTAGEM


LETHICIA MARIANA CAMPOS DA SILVA FERRAZ



Projeto de Pesquisa apresentado à Disciplina TCC II, Campus Universitário “Jane Vanini”, UNEMAT, como requisito parcial para obtenção do titulo de Bacharel em Ciências Contábeis.
Orientador: Enézio Mariano da Costa.Cáceres – MT
Dezembro de 2011


RESUMO



Este trabalho tem por objetivo demonstrar o processo de Terceirização na Administração Pública, a sua aplicação sobe seguimento das normativas, as devidas ferramentas dentro do cenário público, através de análise de todos os meios de que pode se valer na administração para atender o interesse público, e se vem a ser vantagem e desvantagem, para osproblemas administrativos.
Através de pesquisa bibliográfica foi demonstrada a importância desta mudança, que decide terceirizar certas atividades em razão da necessidade e eficiência dos recursos públicos, atendendo que esses recursos não são ilimitados, devendo, portanto, ser permitida a alocação no que realmente importa a Administração pública, definida sob a normatização. A pesquisa retratouaspectos como Os meios de que pode se valer na administração para atender o interesse público, e principais etapas para a transição do processo de terceirização.

PALAVRAS-CHAVE: Terceirização na Administração Pública, Vantagem e desvantagem, análise de todos os meios de que pode se valer na administração para atender o interesse público.
















1 INTRODUÇÃO


No setorpúblico, historicamente, a convergência à terceirização nasceu em decorrência da Primeira Grande Guerra, que empenhou o Estado a tomar a direção da economia através do apuro dos desequilíbrios acarretados pelo conflito.
O amparo para a modernização e ativação dos resultados das empresas públicas e privadas, deixa claro a importância da terceirização na história do Brasil e do mundo, sendoutilizada ao longo dos anos para reduzir processos e diminuir ciclos de produção.
A Administração Pública em aspecto de administrar recursos, busca a terceirização dentro dos órgãos públicos, como estratégia e pratica de gestão, que está cada vez mais constante e mais utilizado, em essência, pelo repasse de um serviço ou produção de atividades para outras empresas ou entidades. Para devida mobilidade epraticidade, sanando as necessidades primordiais da Administração Pública, adentrando-se no processo de contratação destes serviços de terceiros necessitados e sob analise do que pode ser favorável e desfavorável à otimização e descentralização (terceirização), no ato decisório de delegar serviços ou contratar.
A terceirização de serviço público implanta-se no campo da privatização de modogeral, em sua forma de parceira com o setor privado. Abrange que, necessariamente a contratação de terceiros pela Administração, com observância do processo licitatório, conforme Lei nº. 8.666/93. Ela não se confunde com a terceirização de mão de obra substitutiva de servidor público de que trata o § 1º do art. 18 da LRF, para efeito de computar as despesas dela decorrentes no limite global da despesacom pessoal.











ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

CONCEITO
Segundo Nilton de Aquino (2006, p.37), conceitua-se Administração Pública como, segundo conceito advindo de Direitos Administrativo, todo aparelhamento preordenado à realização de seus serviços que visa à satisfação das necessidades coletivas.
A administração publica pode ser definida objetivamente como atividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PREGÃO VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
  • vantagens e desvantagens da terceirização da logística
  • terceirização vantagens e desvantagens
  • Terceirização
  • Vantagens e desvantagens da terceirização da logística
  • Vantagens e desvantagens da terceirização
  • TERCEIRIZAÇÃO NO TREINAMENTO DE PESSOAS: VANTAGENS E DESVANTAGENS
  • Vantagens e desvantagens de aquisições de bens e contratações de serviços na administração pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!