VANTAGEM COMPETITIVA: OS MODELOS TEÓRICOS ATUAIS E A CONVERGÊNCIA ENTRE ESTRATÉGIA E TEORIA ORGANIZACIONAL

1929 palavras 8 páginas
1. INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é apresentar os principais conceitos que tratam da vantagem competitiva, ou seja, abordando tópicos dos quais fazem parte do diferencial competitivo das empresas tanto da atualidade como de tempos atrás, percebendo que sempre houve empresas que tentaram se sobressair umas sobre as outras.
No decorrer do presente trabalho será explicado como as organizações tratavam de tal tema numa época a qual não havia tantas informações, mesmo assim sempre houve a competição entre empresas, de modo que isso foi evoluindo, e numa era de informações as empresas precisam ter seu diferencial competitivo para sobreviverem e expandirem seus negócios.
Será abordada a importância de teorias de estratégias, de processos para as organizações se sobressaírem no mercado financeiro, terem o dinamismo para poderem competir com empresas fortes e evoluírem conquistando o mercado e tendo seu nome cada vez mais forte na sociedade. Também será mostrada a importância das empresas conhecerem seus concorrentes, para avaliarem no que precisam investir para obter um bom retorno financeiro.
A vantagem competitiva é de suma importância para as organizações tanto em tempos atrás quanto na atualidade, as empresas precisam investir em seu diferencial competitivo, isto será abordado de forma que veremos o quanto agrega valor no dias atuais, os quais todos procuram por produtos, serviços diferentes do que o costumeiro.

O trabalho encontra-se divido em 5 assuntos importantes que o artigo: Vantagem Competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional, apresenta em sua formação.
2.1 PROCESSO COMPETITIVO E ESTRATEGIA EMPRESARIAL
O processo competitivo é caracterizado por um processo interativo de descoberta, no qual novos conhecimentos são produzidos, ele está diretamente ligado á estratégia empresarial.
A estratégia empresarial divide-se em partes, sendo que uma dela focaliza-se no longo prazo, em que as

Relacionados

  • O papel da tecnologia da informação no contexto da gestão
    12676 palavras | 51 páginas
  • Livro imagens da administração
    161111 palavras | 645 páginas
  • MINTZBERG QUINN LAMPEL GHOSHAL O Processo da Estrat gia 4 ed Bookman 2006
    349963 palavras | 1400 páginas
  • Livro de chavenato
    58323 palavras | 234 páginas
  • anderson
    67722 palavras | 271 páginas