Vanguardas eupropeias

323 palavras 2 páginas
Vanguardas eupropeias
As vanguardas européias tinham alguns traços em comum como o sentimento de liberdade criadora, o desejo de romper com o passado, a subjetividade e certo irracionalismo os principais movimentos vanguardas foram o futurismo, cubismo, expressionismo, dadaísmo e o surrealismo.
Movimento futurista tem como característica o movimento ideológico, o verso livre maquinas e velocidade. No cubismo o ilogismo humor simultaneidade pinturas sem linearidade ângulos retos e planos geométricos marcam esse movimento.
No começo do século XX surgiu um grupo de pintores chamados de expressionista e que a arte da criação sai da subjetividade para a realidade, na literatura observa-se uma linguagem elíptica fragmentada e uma despreocupação quanto à organização. O dadaísmo surgiu na Suíça em 1916, ênfase no absurdo e conteúdos sem lógicas também consistia em pegar um objeto comum e transformá-lo em arte. A agressividade deboche e irreverência estão presentes na literatura dadaísta
Poema dadaísta:
“Berr... bum, bumbum, bum... / Ssi... bum, papapa bum, bumm
Zazzau... Dum, bum, bumbumbum / Prä, prä, pä... ra, ah-äh, AA
Hahol...”
O surrealismo foi a. De origem dadaísta Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.
Vários artistas brasileiros foram influenciados pelas vanguardas européias Oswald de Andrade em seu poema Hípica a uso da fragmentação da realidade característica do cubismo Mario de Andrade Fernando pessoa sofreram influência do futurismo Anita Malfaltti entre outros.

Hipica
Saltos records
Cavalos da Penha
Correm jóqueis de Higienópolis
Os magnatas
As meninas
E a orquestra toca
Chá
Na sala de

Relacionados