vangoog

264 palavras 2 páginas
6.1Quais são as etapas de uma fusão

O processo de fusão de empresas tem início com os estudos de mercado para avaliar as potenciais sinergias geradas com a operação. Atualmente, tem sido mais comuns os processos de formação de joint ventures, companhias cujo controle é dividido e que atuarão em áreas nas quais duas ou mais empresas podem contribuir entre si com recursos materiais, técnicos e humanos.
Dentro das análises de sinergias, temos os cálculos de custos tributários antes e depois da realização do processo. Nesta etapa, o contador calculará a carga tributária antes e depois, para que os gestores possam usar a informação na tomada de decisão sobre custos.
Concluída esta fase, entra em ação a área jurídica, elaborando os contratos e promovendo as adequações societárias para formalizar o processo.
Finalmente, após os registros públicos da operação, as informações contábeis são consolidadas na companhia e os funcionários remanescentes da companhia fundida são transferidos através de informações aos órgãos de fiscalização trabalhista e previdenciária.

7. Quais cuidados uma empresa deve tomar (antes e depois) de uma fusão? Como a MARCAM pode ajudá-la? (questão contábil, tributária, funcionários...)

Os principais cuidados contábeis envolvem a adequação de controles internos para atendimento da legislação tributária e trabalhista.

8. Quais benefícios a fusão pode trazer para uma empresa

Os principais benefícios gerados envolvem reduções de custos operacionais, entre eles o logístico e de pessoal.

Relacionados