vanessa terezinha da silvax

6870 palavras 28 páginas
O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONJUNTO COM A HISTÓRIA

Vanessa Terezinha da Silva
Professora Orientadora Neide Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED0293) – Trabalho de Graduação
04/11/2013

RESUMO

A educação é sem dúvida a chave para um mundo melhor, sem ela ficaremos perdidos em meio a incertezas, onde todo o processo educativo só terá validade e significado se tiver seus pressupostos ligados na qualidade do ensino e aprendizagem. Para que se chegue a uma aprendizagem significativa é necessário que aspectos importantes sejam observados, como a relação professor aluno, a qual deve ser a melhor possível para que se estabeleça a aquisição do conhecimento e para que o professor consiga estabelecer esta relação é necessário que sua prática seja pautada e em formação de qualidade. Ainda é necessário destacar que a aprendizagem só se concretizará se houver envolvimento dos pais e comunidade e que a escola ofereça um ambiente propício para o ensino e que o professor utilize novas metodologias em sua prática. Para isto a introdução do estudo da história seja ela, de vida, local, municipal ou do Brasil, pode ajudar o aluno a formular novos conceitos e compreender que, faz parte de um núcleo social que foi construído pelo homem ao longo do tempo e do espaço, sempre buscando aperfeiçoar suas condições de sobrevivência.

Palavras-chaves: Ensino/Aprendizagem. Escola. Metodologia do ensino de História.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará aspectos importantes a respeitos do processo ensino aprendizagem. Para isso apresenta uma reflexão sobre como era estabelecido o processo ensino aprendizagem nas escolas tradicionais e como eles acontecem hoje, mostrando que atualmente o professor tem assumido o papel de mediador e formador da cidadania.

Assim como todos os processos da vida humana, a História também é uma questão social, partindo do pressuposto de que envolve todo um contexto sócio-cultural, além de estar diretamente vinculada

Relacionados