Vandelaine de lima

647 palavras 3 páginas
Vanderlei de Lima
SIM
Os violentos são uma pequena minoria

Há um grande debate que nos coloca, há anos, diante de um dilema sobre a participação de torcidas organizadas no Carnaval paulista.

Minha posição, depois de ter estudado por vários anos essas agremiações: elas devem, sim, desfilar nos dias de folia em nossa capital.

Afinal, apesar de existirem conceituadas escolas de samba que participam dos festejos carnavalescos sem ter vínculos com torcidas, muitas organizadas possuem as suas próprias escolas e primam por mostrar, no sambódromo, parte da grande riqueza cultural brasileira.

Só neste ano, três torcidas da capital se fizeram presentes no grupo especial: Dragões da Real (São Paulo), Gaviões da Fiel (Corinthians) e Mancha Alviverde (Palmeiras).

Festejaram de modo bonito. Parte da imprensa chegou a mostrar, inclusive, que torcedores rivais se uniram para sambar juntos, independentemente do seu time.

Desse modo, foi possível ver botafoguenses, são paulinos, vascaínos e até (pasmem!) corintianos exercendo funções especiais na Mancha Verde, tudo sem o menor problema.

Vimos também que a Dragões da Real, entusiasta do São Paulo, despertou, com seu enredo sobre as mães, aplausos e lágrimas de emoção de corintianos da arquibancada, que cantavam e vibravam. Isso não é uma sadia rivalidade?

É certo, no entanto, que parte das autoridades e até alguns órgãos da mídia parecem torcer para que algo dê errado entre as organizadas.

Criou-se, evidentemente por culpa de uns poucos seres humanos estúpidos ou portadores de distúrbios psicológicos ou psiquiátricos que ingressam nas torcidas, a ideia de que o torcedor de organizada é um vândalo e de que, onde ele for, irá brigar, destruir ou até matar.

Parte das diretorias de torcidas também são, evidentemente, responsáveis por essa má fama que foi adquirida ao longo dos anos. Elas, embora podendo, raramente dão boa formação aos seus associados e dificilmente expulsam aqueles que cometem atos

Relacionados