Value estream mapping - vsm: uma ferramenta na gestão de processos de produção.

3523 palavras 15 páginas
VERIS EDUCACIONAL.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 20 DE MAIO DE 2010.

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

VALUE ESTREAM MAPPING - VSM:

UMA FERRAMENTA NA GESTÃO DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO.

Nome: Enrico Rezende. RA: 357.000.458-93

Nome: Lídia Dias Silva RA: 221.170.608-89

Nome: Matheus M. C. Neto RA: 224.291.388-32

Nome: Omar Donizete RA:

Nome: Wesley Negreiros RA: 223.158.188-42

Curso: Administração. Semestre: 4º

Professor: Ms. Reinaldo de Almeida.

SÚMARIO

1 INTRODUÇÃO

O trabalho consiste em analisar algumas etapas de um processo fabril e mostrar de que forma a aplicação da ferramenta VSM, cujas siglas significam “Value Stream Mapping”, contribui para a obtenção de vantagens operacionais e competitivas para as empresas, através da redução de custos e dos atrasos operacionais.

O trabalho demonstra ainda a importância do aproveitamento correto do tempo no processo produtivo e como podemos utilizá-lo de forma otimizada, sem que haja perda de qualidade em termos de produtos e serviços oferecidos, agregando assim valor ao cliente final.

As atividades foram realizadas em duas fases, sendo, a primeira na identificação dos processos produtivos atuais na forma como estão e na segunda, após análise realizada pelo grupo, em conformidade com o que foi aprendido em sala de aula, a apresentação de sugestões para melhorias na forma como estão distribuídas as atividades, tempo de execução e do fluxo de atividades no geral.

1.1 OBJETIVOS

Identificar no processo estudado a cadeia de fluxo de valor agregado e propor melhorias baseado nos conhecimentos adquiridos no curso de Administração da Produção.

1.2 ESCOPO

Dentro o processo analisado, comparar as atividades atuais e propor melhorias identificadas por meio da utilização da ferramenta VSM.

1.3 LIMITAÇÕES

Desde o recebimento da válvula do fornecedor que realiza o processo de

Relacionados