Valuation Azaléia

710 palavras 3 páginas
FIA – FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO
Finanças Corporativas e Investment Banking – Turma 42

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

Prof. Rafael Noda

São Paulo
2014
Calcados Azaléia S/A

O laudo consiste na avaliação econômico-financeira para oferta pública de aquisição de ações preferenciais e ordinárias de Calçados Azaléia S.A., emitido em Julho de 2008 pela Hirashima & Associados, utilizando como data base as demonstrações financeiras auditadas em 31 de Dezembro de 2007.
A Calçados Azaléia foi fundada em 1958 e atua na fabricação e comercialização de calçados. Sua produção mensal é de mais de 160 mil pares por dia, contando com mais de 17 mil funcionários. A sede da empresa está situada em Parobé (RS), com unidades de representação em todo o Brasil, além de EUA, América Latina e Europa, contando também com unidades comerciais próprias nos EUA, Chile, Colômbia e Peru. A empresa exportou, em 2007, cerca de 5% de sua produção para mais de 80 países.
A metodologia utilizada para a avaliação da empresa foi o Fluxo de Caixa Descontado (“FCD”). Essa metodologia considera as perspectivas de crescimento e capacidade de rentabilidade futura, projetando os resultados da empresa para um período pré-definido, descontando-os a valor presente pelo custo médio ponderado de capital (WACC). No entanto, ao final do Laudo, na página 27, os analistas mencionam a utilização do modelo de crescimento de Gordon, descontando pelo capital próprio (Ke), em detrimento do custo médio ponderado de capital (WACC), misturando os métodos de Firm Valuation (WACC) e Equity Valuation (Ke).
O laudo foi feito conforme premissas macroeconômicas extraídas a partir de relatórios Focus, do Banco Central do Brasil de Março de 2008, além de dados do mercado americano, a partir da revista The Economist, conforme tabela abaixo:

Para determinação do Fluxo de Caixa, foi utilizada a metodologia conforme tabela abaixo:

Conforme mencionado

Relacionados

  • Mecanismos do controle do reporting financeiro das cias abertas do brasil
    66933 palavras | 268 páginas
  • Herind
    78861 palavras | 316 páginas