Valeria Aparecida Tonhela Rocha Egd04 Atividade 1

1808 palavras 8 páginas
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO ESCOLAR

FICHAMENTO: DOCUMENTOS DE IDENTIDADE: UM INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS DO CURRÍCULO

Disciplina: EDG04 Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar
Professora: Msc. Silvani dos Santos Valentim
Nome cursista: Valéria Aparecida Tonhela Rocha

Polo, João Monlevade
2014

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2009. P. 21 a 56.

“A existência de teorias sobre o currículo está identificada com a emergência do campo do currículo como um campo profissional, especializado, de estudos e pesquisas sobre o currículo.” (p.21)
“A própria emergência da palavra curriculum, [...] está ligada a preocupações de organização e método, como ressaltam as pesquisas de David Hamilton.” (p.21)
“Foram talvez as condições associadas com a institucionalização da educação de massas que permitiram que o campo de estudos do currículo surgisse, nos Estados Unidos, como um campo profissional especializado.” (p.22)
“[...] Bobbitt escreve, em 1918, o livro [...]: The curriculum. Bobbitt propunha que a escola funcionasse da mesma forma que qualquer outra empresa comercial ou industrial. O sistema educacional deveria começar por estabelecer de forma precisa quais são os seus objetivos. O modelo de Bobbitt estava claramente voltado para a economia. Sua palavra-chave era “eficiência”. (p.22, 23)
“Na perspectiva de Bobbitt, a questão do currículo se transforma numa questão de organização. O currículo é simplesmente uma mecânica. [...] considera que as finalidades da educação estão dadas pelas exigências profissionais da vida adulta, o currículo se resume a uma questão de desenvolvimento, a uma questão técnica.” (p. 24)
“O modelo de currículo de Bobbitt iria encontrar sua consolidação definitiva num livro de Ralph Tyler, [...] onde os estudos sobre currículo se tornam decididamente estabelecidos em torno da ideia de organização e desenvolvimento. Apesar de admitir a

Relacionados