Vale Da Felicadade

1268 palavras 6 páginas
Anhanguera Educacional Campinas - Unidade IV

Curso: Ciências Contábeis – Empreendedorismo e Comportamento Organizacional
Nome: Vitor Affonso de Oliveira
RA: 2816777080
Desafio Profissional – Vale da Felicidade

Tutor (EAD): Anália Pereira Barbosa Jubanski
Cidade: Campinas – São Paulo

•Passo 1: Realize uma pesquisa e apresente os principais motivos de insucesso que levam pequenas e médias empresas a fechar suas portas.

Falhas Gerenciais; Falta de capital de giro Problemas financeiros; Falta de conhecimentos gerenciais; Causas Econômicas Conjunturais; Falta de clientes; Maus pagadores; Recessão econômica no país; Falha na Logística Operacional; Ponto inadequado; Instalações inadequadas; Falta de Mão-de-obra Qualificada
Fonte: GRECO,S.M.S.S et al.Empreendedorismo no Brasil; SEBRAE, fatores condicionantes e taxa de mortalidade das empresas no Brasil. (2004)

De forma genérica esse estudo feito em 2004 mostra as principais causas da mortalidade dos pequenos e médios negócios, de forma resumida, grande parte das empresas fecham suas portas de maneira precoce por conta da falta de planejamento. Outro estudo mais recente do SEBRAE aponta os 6 grandes erros cometidos pelos empreendedores no Brasil, que levam o negócio a falência:
1° - Não se adaptar às necessidades do mercado:
Segundo pesquisa do Sebrae Nacional, a taxa de mortalidade de empresas nos primeiros dois anos de atividade é de 26,9% no país. Em alguns Estados, a situação se agrava. Em Pernambuco, que tem o maior índice de falências, 42% das empresas fecham as portas antes de completar dois anos.
Para o economista do Sebrae-SP Pedro Gonçalves, não existe uma causa única para justificar o fechamento de um negócio, mas sim um conjunto de fatores. A falta de pesquisa sobre concorrência, localização, fornecedores e público-alvo é um erro bastante comum entre os empresários que não conseguem se manter no mercado. "Quem busca informações sobre o ramo de atividade antecipadamente tem maior chance de sucesso",

Relacionados

  • Atenas no palácio de Teseu
    2996 palavras | 12 páginas