Valdenia Brinquedoteca2

2926 palavras 12 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
VALDÊNIA SANTANA CORREIA

DESPERTAR NA CRIANÇA O GOSTO DE BRINCAR.

VALDÊNIA SANTANA CORREIA

Feira de Santana
2015

DESPERTAR NA CRIANÇA O GOSTO DO BRINCAR.

Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade
Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de
...Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: Reflexão e Pesquisa
Orientador: Prof. Silvana Rodrigues de Oliveira

Feira de Santana
2015

Introdução

Estamos em pleno século XXI, e neste século desperta numa sociedade reconhecida como a do conhecimento, com grandes mudanças e avanços tecnológicos. Podemos perceber que as brincadeiras sofreram influências marcantes de todo esse progresso. Os jogos passaram a ser desenvolvidos com base no conhecimento tecnológico. As atividades lúdicas precisam ser resgatadas, sob pena de ter implicações no desenvolvimento e na aprendizagem infantil. De certa forma, as atividades lúdicas permitem a transmissão cultural de um povo, e também podem ser entendidas como instrumentos para transmitir conhecimentos dos antepassados e da atual realidade. É notório que as atividades lúdicas permitem as crianças desenvolverem suas habilidades cognitivas e motoras, e também a internalizar os conteúdos curriculares por meio desta, o que talvez seja o mais original em sua constituição humana.
A Brinquedoteca é vista como um espaço que proporciona, por meio da atividade lúdica, a construção e reconstrução do conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado, sendo um ambiente de compreensão da realidade como um todo. A criança necessita vivenciar, experimentar e brincar para adquirir conhecimento, que futuramente será base para a aprendizagem formal.
Segundo essas orientações, a criança até os sete anos de idade necessita fundamentalmente de atividades lúdicas, por meio das quais se sinta motivada a interagir e explorar o novo, construindo aprendizados a partir daquilo

Relacionados