Valarauko

2413 palavras 10 páginas
VALARAUKO

“A história que agora chega aos teus ouvidos, Fëanor, Espírito de Fogo”, comecei eu a falar com o incompreendido elfo, “não é uma lenda, mas principiou muitas eras antes de ter início o teu papel nesse mundo, e chegou ao fim, de certa maneira, eras após o teu recolhimento aos Salões de Mandos, de onde tu te recusas a sair para conversar com teus antigos parentes e amigos”.
Fëanor seguia na impassibilidade eterna que havia assumido logo ao retornar para Aman, após sua histórica morte numa luta contra diversos Valaraukar, entre os quais eu me encontrava. Sentado, de pernas cruzadas e de cabeça erguida, ele mantinha os olhos fechados.
“Conto-te isso”, prossegui, “porque sei que, aí sentado, ainda me escutas; e porque teus ouvidos ainda funcionam, mesmo que desejes o contrário. Acredito que esta história não seja longa, e a eternidade que nos aguarda me impede de aceitar que não terei tempo de terminá-la; pelo que me foi revelado após chegar ao fim o meu papel na História de Arda, Eru não está tão próximo de retornar. Assim, nosso tempo em Aman ainda é indeterminado e, mesmo que tu não olhes para mim, estarei a teu lado, contando-te uma história que pode te iluminar e reacender o fogo de teu espírito. De muitas maneiras esse fogo se assemelha ao meu, e ainda há muito que podes fazer.
“Durante a construção de Arda, ajudei os Valar por muitas eras, mas o poder de Melkor e suas palavras sujas falavam alto aos espíritos de fogo e, como muitos outros, fui atraído por suas mentiras e por seu desejo pela Luz. Assim, fui um de seus espiões entre os Valar, pois naquela época eu ainda podia abandonar a horrenda forma que assumi posteriormente. Não traí por maldade, pois amava os Poderes de Arda; mas pelo controle que Melkor era capaz de exercer sobre mim, mesmo enquanto virava suas costas para a Luz e procurava as trevas. Por muito tempo lamentei não conseguir abandoná-lo e viver no Oeste, ao lado de Arien, que agora é inalcançável.
“O Senhor do Escuro foi o

Relacionados