Val Ria Exerc Cios Para SD Not Cia

547 palavras 3 páginas
Curso sequência Didática - Tarefa: Módulo 7/unidade2 - Exercícios de SD do gênero notícia As duas dimensões que escolhi contemplar para a realização da tarefa foram: o plano global (forma composicional) no exercício 1, e o contexto de produção no exercício 2. No primeiro exercício, espera-se que o aluno seja capaz de analisar os textos e identificar elementos comuns a todos eles, elementos que fazem parte da estrutura de uma notícia, e outros que poderão ou não estar presentes. Esse exercício pretende, além de ativar conhecimentos a respeito da estrutura da notícia, oferecer suporte para um próximo momento da SD em que o aluno será apresentado a gêneros semelhantes à notícia, como a reportagem, por exemplo, que exige autoria e uma estrutura mais elaborada, com imagens, depoimentos, etc.

1) Marque com um X no quadro abaixo os elementos que estão presentes nas notícias que você leu, depois responda as questões a e b sobre o quadro:

Título
Lead
Autor
Fonte
Data
Foto
Notícia 1 x x
-
x x x
Notícia 2 x x x x x -
Notícia 3 x x x x x -
Notícia 4 x x
-
x x x

a) O que esses textos têm em comum? E o que têm de diferente?
Todos apresentam título, lead, fonte e data, mas as notícias 1 e 4 não apresentam autoria indicada, e as notícias 2 e 3 não trazem fotos ou imagens.

b) Levando em consideração o que você aprendeu até aqui sobre notícia, em sua opinião, quais desses elementos a notícia não precisa apresentar? Por quê?
A notícia não precisa apresentar imagem ou autoria sempre, pois ela é um relato de fatos, sem o compromisso de se aprofundar muito na informação.

O segundo exercício tem como foco o contexto de produção, levando os alunos à reflexão sobre os papéis sociais desempenhados pelos enunciatários concretamente visados por cada uma das notícias apresentadas. Tais papéis certamente criam demandas de comunicação específicas, de acordo com as esferas de atividade humana em que cada um desses leitores se enquadra no momento da leitura. Por outro lado, os

Relacionados

  • Econometria estudo
    45434 palavras | 182 páginas
  • Ecommerce
    151148 palavras | 605 páginas
  • Calculo e Detalhamento de estruturas us hellip
    216126 palavras | 865 páginas