VAGINOSE BACTERIANA

Páginas: 6 (1434 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014



 






Curso de Biomedicina













INFECÇÕES VAGINAIS CAUSADAS POR BACTÉRIAS E FUNGOS.











Campinas
2014
Sumário:

Vaginose Bacteriana, causas e sintomas : pag. 3
























VAGINOSE BACTERIANA
Gardnerella vaginalis.
A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal causada pelaproliferação anormal das bactérias naturais da vagina, sendo a principal causa de corrimento vaginal nas mulheres em idade fértil. A vaginose está relacionada ao crescimento de várias bactérias, principalmente de uma chamada Gardnerella vaginalis, que pode provocar corrimento com odor desagradável, tipo cheiro de peixe.

Causas da Gardnerella:
As principais causas do desenvolvimento da Gardnerella são:Baixa da imunidade;
Estresse
Alterações hormonais

Sintomas da Gardnerella vaginalis:
A Gardnerella nem sempre apresenta sintomas, mas, quando estes se fazem presentes, incluem um corrimento  amarelado ou esverdeado com odor fétido, semelhante a peixe podre. Esse o dor aparece  após o contato íntimo desprotegido, devido ao contato direto com o sêmen. Quando a bactéria é encontrada no homem,pode causar coceira, ardor ao urinar e inflamação da glande.
Como identificar a Gardnerella vaginalis:
A Gardnerella vaginalis é facilmente identificada através do papanicolau e deve ser tratada com o uso de antibióticos. Por vezes, ela soluciona-se sozinha, sem necessitar de nenhum tipo de tratamento.
Formas de contágio da Gardnerella:
A principal forma de contágio da Gardnerella é ocontato íntimo desprotegido, sendo esta a única forma do homem ser infectado com a doença. O período de incubação é de 2 a 21 dias. A mulher pode desenvolver esta infecção através do contato íntimo com parceira infectada ou quando há alterações na sua própria flora bacteriana vaginal. A infecção genital por Gardnerella não é considerada uma  DST.
Diagnóstico  da Gardnerella:
O diagnóstico daGardnerella é feito por uma cultura e observação das secreções, através do método de Gram e/ou Papanicolau.
Tratamento da Gardnerella:
A infecção por Gradnerella é de fácil cura e seu tratamento é feito com remédios antibióticos, como Metronidazol, Secnidazol ou Azitromicina, tomados via oral, ou com pomadas que devem ser aplicadas no local. Não é preciso tratar o parceiro de uma mulher comgardnerella.
Prevenção da Gardnerella:
Para evitar a infecção pela Gardnerella, recomenda-se o uso de preservativos em todas as relações e uma boa higiene íntima diária, lavando somente a região genital externa com sabonete neutro ou apropriado para a região. Uma boa alimentação também é importante para evitar a baixa do sistema imune.
O que é Infecção vaginal por fungo?

Sinônimos: Candidíasevaginal, Monilíase vaginal.
A infecção vaginal por fungos é uma infecção normalmente causada pelo fungo Candida albicans.
Causas:
A maioria das mulheres terá uma infecção vaginal em algum período da vida. A Cândida albicans é um tipo comum de fungo. É frequentemente presente em pequenas quantidades na vagina, na boca, no trato digestivo e na pele. Geralmente, não causa doença nem sintomas.
ACandida e muitos outros germes ou micro-organismos habitam normalmente a vagina em estado de equilíbrio. Entretanto, quando a vagina desenvolve algumas condições favoráveis, o número de Cândida albicans aumenta, originando a infecção.
Algumas dessas condições favoráveis incluem:
Antibióticos usados para tratar de outras infecções, que alteram o equilíbrio natural entre os organismos na vaginaao reduzir a quantidade de bactérias protetoras.
Gravidez, sofrer de diabetes, ou obesidade - todas essas situações criam condições que facilitam o aumento dos fungos.
A candidíase vaginal não é uma doença sexualmente transmissível (DST). Entretanto, um pequeno número de homens desenvolvem sintomas como coceira e erupções no pênis após relações sexuais com uma parceira infectada.
Apresentar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vaginose bacteriana
  • Vaginose Bacteriana
  • Vaginose bacteriana
  • VAGINOSE BACTERIANA
  • Vaginose bacteriana na gravidez – Dificuldades de diagnóstico e complicações
  • Estudo da própolis e de sua biodisponibilidade frente a diferentes formas farmacêuticas para o tratamento de...
  • vaginoses
  • era bacteriana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!