Vagas revolucionárias e liberais,implantação do liberalismo em portugal

Páginas: 5 (1198 palavras) Publicado: 30 de maio de 2012
Vagas revolucionarias e liberais
- a revolução francesa fez com q fossem transformados os regimes politicos da europa e da ameira so sul. De 1793 a 1814 foi um perio de guerras q tiveram na base dos movimentos revolucionarios q vao abolir o antigo regime. A frança lutou contra varias monarquias absolutas q se juntaram para acabar c a revolução. O exercito de napoleao ocupou um extenso territorioe foram recebidos c manifestaçoes contraditorias. A inglaterra liberal ameaçada e sofrendo um bloqueio comercial faz uma coligaçao com as monarquias absolutas q acabam por derrotar Napoleão.
-Entre 14 e 15 reuniu-se em Viena, o congresso da paz com liderança de Inglaterra,Austria, Russia e Prussia. O obj era reorganizar as fronteiras europeias, repor o equilibrio do poder segundo os 3principios de Metternich: restauração, legitimação e solidariedade.Para assegurar estas decisoes foi feita a Sant Aliança q defende ordem, religiao e monarquia.No entanto,estes esforços p restaurar o absolutismo foram em vao p ocorrem revolucoes liberais.
- 1º- decada de 20
Movimentos liberais: Espnha, Portugal e Italia; movimentos de independencia: america do sul- venezuela e colombia (simon bolivar),argentina (16) e o Peru (21) por s.martin e o brasil em (22) e o equador (17-20). Os paises da america do sul recebem apoio da santa aliança ao contrario dos paises europeus
- 2º(29-34) PROMOVIDA PELA REVOLUCAO DE FRANCA DE 1830
Levou á independecia da belgica face á holanda e agitacoes populares em polonia, italia, alemanha e suica, a inglaterra q cede á emancipaçao da holanda e a guerra civilem Pt.
-3º- 2º metade do sec XIX
-Foi a primeira revolução global q coincidiu com a insurreição francesa de 1848 q proclamou a 2º republica e iniciou “ a primavera dos povos “; foi um conjunto de revolucoes liberais, democraticas e nacionalistas.
-Isto faz com q a prussia atrai os estados alemaes para uma coligaçao economica e dps politica, ha uma unificação da alemanha e da italia. Posicionoua burguesia (poder político) e o proletariado (força do trabalho) em campos opostos. Em finais do sec.XIX o regime politico dominante era o liberal e as monarquias absolutas eram uma minoria.

A implantação do liberalismo em Portugal
-Fim das guerras napoleonicas despertou portugal para a sua triste situaçao economica e social: calamidades provocadas durante as guerras, sensação de abandono(fuga do rei), colheitas destruidas e abandonadas, industria inexistente e parada e comercio numa decadencia. Morte de mta gente de 1807 a 1814 e o povo q sobreviveu vive de fome, sofrimento e privaçoes. Primeiro os ingleses q roubaram, mataram e pilharam e dps os “amigos” franceses.
-O exercito era composto p um grande nº de homens p uma populacao de 3 milhoes e era um perigo social(armas nosarsenais e marinha de guerra inexistente devido a protecao da rainha dos mares q reduziu a marinha ao capturar todos os nossos navios utilizando os no comercio.
-Para alem disso, pt era um protetorado ingles e uma colonia do brasil e era marechal beresford quem presidia a junta em nome de D.joao VI. C o tratado do comercio em 1810, da se o fim do exclusivo colonial pois os portos pt e brasi foramabertos ao comercio ingles. Isto levou a falencia das manufaturas e o comerico pt (rota tri) entrou em declinio mergulhando pt numa grava crise económica e financeira.
- A burguesia intelectual e financeira (Norte) ferida nos seus interesses (rei e ingleses) influenciada pelo espirito naturalista e libertario(r.francesa) começa a conspirar nas lojas maçonicas. A primeira conspiracao fez com q Gomesfreire de andrade fosse preso e enforcado em 1817 passando a martire da matria e lançando as sementes da revolução.

Vintismo
-A partir de 1817, beresford manda fechar as lojas maçonicas. Manuel fernandes tomas(burgues do porto) funda o sinedrio em 1818 e conspira c militares para uma revolução. A 24 de agosto de 1820 beresfor estava no brasil e as tropas comandadas por sebastiao cabreira e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A implantação do liberalismo em Portugal
  • Implantação do liberalismo político em portugal
  • A Implantação do Liberalismo em Portugal. Maria da Fonte e Patuleia
  • liberalismo em portugal
  • Implantação do Liberalismo
  • As vagas revolucion rias liberais
  • Estado Liberal e o Liberalismo
  • O triunfo do liberalismo em Portugal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!