Vacinas e soros

Páginas: 2 (317 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
Vacinas
As vacinas induzem o nosso sistema imunitário a produzir anticorpos específicos contra um determinado microorganismo. Assim, no caso de um microorganismo invadir o corpo de umapessoa previamente vacinada, os anticorpos já existentes em seu organismo impedem que a doença nele se instale. Por isso se diz que as vacinas são usadas para a prevenção de certasdoenças.

As vacinas são introduzidas como microorganismos mortos ou atenuados, ou toxinas inativadas que eles produzem. Uma vez aplicados num indivíduo, esses agentes não tem condições deprovocar a doença, mas são capazes de estimular o sistema imunitário a produzir anticorpos; o indivíduo então fica imunizado contra as doenças.

Soros

Muitas vezes, o organismo deuma pessoa infectada não consegue produzir os anticorpos de que necessita, por não haver tempo hábil ou por se encontrar muito debilitada. Nesses casos, ela deve receber a aplicação desoros.

Existem difererenças entre vacinas e soros?

Os soros diferem das vacinas por já conterem os anticorpos de que o organismo necessita e serem usados para curar certasenfermidades, em vez de preveni-las.

A preparação dos soros é feita com a aplicação de microorganismos mortos ou atenuados, ou ainda, de suas toxinas em animais como coelhos, cabras e cavalos.Esses animais podem também receber venenos de aranhas, escorpiões e cobras peçonhentas, por exemplo, em doses subletais, isto é, não mortais. Em todos esses casos, os animais passam aproduzir os anticorpos. Então coleta-se parte do sangue do animal e, usando técnicas adequadas, os anticorpos são isolados e usados na produção de soros.

Existem, por exemplo, sorosanti-rábicos (usados contra a raiva), soros antitetânicos (combatem o tétano, doença causada por um tipo de bactéria) e soros antiofídicos (combatem o veneno de cobras), entre outros.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vacina e soro
  • Soros e Vacinas
  • Vacinas e Soros
  • Vacinas e soros
  • Soro e vacina
  • SORO E VACINA
  • Soros e vacinas
  • soros e vacinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!