VACINA NO BRASIL

Páginas: 2 (347 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Brasil é referência mundial na fabricação vacinas
Imunização
Substâncias imunobiológicas abastecem o sistema público de saúde e são exportadas para mais de 70 países

Comtecnologia pioneira na produção de vacinas, o Brasil é destaque mundial na fabricação de substâncias imunobiológicas, que abastecem o sistema público de saúde e são exportadas para mais de 70 países.
Entreos líderes em tecnologia está a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde. A entidade é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas e fabricação de grande parte das vacinasutilizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade da Fiocruz que responde pela pesquisa e fabricação de vacinas é o Instituto de Tecnologia emImunobiológicos (Bio-Manguinhos).
O Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV), que também faz parte da Fiocruz, no Rio de Janeiro, é um dos maiores e mais modernos centros de produção da América Latina. É responsávelpelo fornecimento de oito das 12 vacinas essenciais para o calendário básico de imunização do Ministério da Saúde.
As vacinas tetravalentes (coqueluche, difteria, tétano e hemófilo-b) e pentavalente(que inclui as anteriores e mais a hepatite B), produzidas em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina contra febre amarela são desenvolvidas com tecnologia brasileira. O agente imunológico já éaplicado e produzido em outros países, após transferência da tecnologia brasileira.
Doses de vacinas virais e bacterianas são distribuídas ao sistema público de saúde é a produçãoexcedente é fornecida a instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Unicef, que juntas representam 71 países.
Outros órgãos
Além da Fiocruz, o Brasil possui outrosórgãos que se destacam na pesquisa e fabricação de imunobiológicos, como o Instituto Butantan, maior produtor nacional de soros e vacinas. Ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vacinas
  • Vacinas
  • vacina
  • Vacina
  • O Impacto das Doenças Pneumocócicas e a Importância da Introdução da Vacina Conjungada 10-Valente no Brasil
  • Vacinas
  • Vacinas
  • Vacina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!