VA_Redes_Sociais_e_Comunicacao_Aula_07

1713 palavras 7 páginas
Redes Sociais e
Comunicação
Aula 7

A avaliação de conteúdos na internet Para obter o conhecimento o homem precisa de informação. A informação está disponível em grande volume nas mais diversas mídias e pode ser disseminada em velocidade alucinante. Vivemos a chamada era da informação.

Informação: conjunto de dados que podem estar em jornais, revistas, internet, televisão, etc (não significa que serão absorvidas e compreendidas). Conhecimento: intrínseco, capacidade de interpretar as informações, depende de uma base sólida para contrapor ideias e proporcionar o pensamento crítico.

Segundo Lopes (2004), a descentralização do processo de produção e a inexistência de mecanismos de controle de qualidade são os principais fatores que dificultam a verificação de qualidade da informação na internet.
Qualquer usuário pode publicar informações na rede sem a necessidade de revisão ou aprovação por um órgão responsável. As informações disponíveis na internet possuem uma linguagem própria que vai além do texto impresso.
Texto
passa a ser multimídia, colaborativo, interativo e repleto de hiperlinks - exige do leitor uma habilidade específica para sua compreensão.

Competência informacional: expertise em lidar com o ciclo informacional, com as tecnologias da informação e com os contextos informacionais”.
Analisar o grande volume de informações da internet e selecionar as que são relevantes, confiáveis e adequadas às necessidades específicas. Miranda (2004).

Indicadores e critérios para avaliação de conteúdo na internet - Tomaél (2008)
Arquitetura da informação
Aspectos intrínsecos
Credibilidade
Aspectos contextuais
Representação
Aspectos de compartilhamento Ebooks - electronic book
Acessíveis por meio de computadores, notebooks, tablets, smartphones e e-readers.
Portabilidade, menor custo de produção e facilidade de comercialização.

Ebooks - electronic book
Protegidos por direitos autorais.
Bibliotecas Virtuais:
Biblioteca Nacional Digital,
Biblioteca Mundial

Relacionados