v21n1a11 1

5827 palavras 24 páginas
Artigo

de

Revisão

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR NA DISFUNÇÃO
PATELOFEMORAL. REVISÃO DE LITERATURA
NEUROMUSCULAR ELECTRIC STIMULATION IN PATELLOFEMORAL DYSFUNCTION: LITERATURE REVIEW
Ricardo Lucas

dos

Santos1, Márcia Leal São Pedro Souza1, Fernanda Andrade

dos

Santos1

RESUMO

ABSTRACT

A disfunção femoropatelar é uma deficiência bastante comum entre indivíduos jovens que acomete, principalmente, o sexo feminino e pode ser caracterizada por dor, edema e creptação retropatelar.
Sistematizar o conhecimento em relação ao aumento da força muscular do quadríceps e alívio de dor em pacientes com disfunção femoropatelar, através da utilização da estimulação elétrica neuromuscular e exercícios resistidos. Trata se de um estudo de revisão narrativa da literatura no período de 2005 a 2011. Os critérios de inclusão foram artigos de intervenção, dos últimos seis anos, nos idiomas inglês, espanhol e português, que utilizaram o fortalecimento muscular e a eletroestimulação neuromuscular para reabilitação obtidos através de buscas nos bancos de dados eletrônicos Medline, Lilacs e na biblioteca Bireme. A busca bibliográfica resultou em 28 referências, destes foram excluídos nove de acordo com os objetivos e critérios de inclusão e foram selecionados 16 artigos para leitura dos resumos e posterior análise. A Estimulação Elétrica Neuromuscular (EENM) de média frequência pode ser utilizada associada a exercícios resistidos como coadjuvante no tratamento da disfunção femoropatelar (DFP), tanto para se obter um reequilíbrio muscular quanto para o alívio da dor.

Patellofemoral dysfunction is a fairly common deficiency among young individuals that primarily affects females and may be characterized by pain, swelling and retropatellar crepitation.
The purpose of this review of literature from the period between
2005 and 2011 was to systematize knowledge in relation to the increase in quadriceps muscle strength and pain relief in patients with patellofemoral dysfunction, using

Relacionados