V12n2a09

3066 palavras 13 páginas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO, 2006, VOL. 12, N.º 2, 283-290

Aprendizagem ao Longo da Vida: Um conceito utópico?
Reginaldo Manuel Sitoe
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa

Resumo. A visão da evolução das sociedades europeias, apresentada pelo Livro Branco da União
Europeia “Aprender e ensinar: rumo à sociedade cognitiva”, dá especial primazia às aprendizagens, ao acesso à aquisição de competências e ao conhecimento, enquanto factores determinantes de uma adaptação do conjunto europeu à globalização das economias, às mudanças tecnológicas e sociais.
Esta visão resulta de uma determinada orientação política: a Aprendizagem ao Longo da Vida. No entanto, esta ideia está longe de ser nova, o presente artigo pretende analisar a evolução deste conceito nas suas diversas configurações principais, em particular a sua realidade na actual prática educativa e empresarial.
Palavras-chave: Aprendizagem ao longo da vida, formação, educação, emprego, conhecimento.

Introdução
Ao longo dos últimos anos a abordagem dos problemas da formação, do emprego e do desemprego tem ocupado um lugar de destaque na agenda internacional, em particular na União
Europeia.
A sociedade do conhecimento, bem como as tendências económicas e da sociedade em geral, como a globalização, a evolução das estruturas familiares, a evolução demográfica e o impacto da tecnologia digital, oferecem vantagens e colocam vários desafios potenciais para a União Europeia e os seus cidadãos. Estes podem beneficiar de um conjunto de novas oportunidades de comunicação e emprego. A aquisição contínua de conhecimentos e competências é essencial para poder tirar partido dessas oportunidades e participar activamente na sociedade.
Paralelamente, a vantagem concorrencial depende cada vez mais dos investimentos em termos

Endereço: Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa, Portugal. Email: sitoe.reginaldo@gmail.com 283

Sitoe

de capital humano. Por

Relacionados

  • Aprendizagem ao longo da vida
    4950 palavras | 20 páginas