Vírus

Páginas: 4 (936 palavras) Publicado: 17 de julho de 2014
Os vírus são seres muito simples, formados apenas por uma cápsula predominantemente protéica contendo moléculas de ácido nucléico, ADN ou ARN. Sua organização está abaixo do padrão mínimo de que umacélula necessita para sobreviver, que é a presença demembrana plasmática, citoplasma ecromatina. Por isso, os vírus são chamadosseres acelulares.
Na ausência de ribossomos, hialoplasma, enfim detodos os componentes necessários à execução de seu programa genético, os vírus invadem células de animais, vegetais, bactérias, fungos etc e passam a utilizar os componentes da célula para realizar esteseu programa. Com isso, as células sofrem prejuízo e, não raro, acabam sendo destruídas enquanto os vírus se multiplicam. Uma vez fora de uma célula hospedeira adequada, os vírus permanecem inativos enão podem se reproduzir. Por isso, eles são chamados parasitas intracelulares obrigatórios.

ESTRUTURA VIRAL
Os vírus são, em média, menores que as menores células. Externamente, apresentam umrevestimento de proteínas chamado capsídio. Podem possuir um segundo revestimento, externo ao primeiro, de natureza lipídica, proveniente da membrana plasmática da célula hospedeira. O formato docapsídio é variável de acordo com a espécie de vírus, mas, em geral, é poliédrico regular, esferoidal, na forma de duodecaedro, hexaedro etc.
Protegido pelo capsídio, o ácido nucléico pode ser ADN ou ARN.Mais recentemente, foram descobertos vírus que apresentam ADN e ARN.

REPRODUÇÃO DOS VÍRUS
A reprodução ou replicação viral ocorre quando os vírus penetram a célula hospedeira. Em seu interior, oácido nucléico viral se duplica várias vezes e, em seguida, produz as proteínas de seu capsídio. As proteínas organizam-se ao redor das moléculas de ácido nucléico e a replicação está completa. No final,de alguma forma os novos vírus serão liberados da célula hospedeira.

VÍRUS DOTADOS DNA
Bacteriófagos T4, que parasitam bactérias da espécieEscherichia coli.
A cápsula desse vírus apresenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vírus
  • virus
  • vírus
  • virus
  • virus
  • virus
  • Vírus
  • VÍRUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!