Vênus

Páginas: 9 (2006 palavras) Publicado: 19 de junho de 2012
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais
Curso de Geografia






Clemir Coproski
Francine Souza
Haron Bauer
Leandro Corllioni








VÊNUS






















Porto Alegre
2011
SUMÁRIO:INTRODUÇÃO........................................................................... 3


1. CONHECENDO VÊNUS.......................................................... 4


2. PRINCIPAIS EXPEDIÇÕES......................................................6

3. INFORMAÇÕES FÍSICO – QUÍMICAS............................................7


4. INFORMAÇÕESORBITAIS............................................................ 7


5. INFORMAÇOES OBSERVECIONAIS DE VENUS.........................8

6. ATMOSFERA DE VENUS ........................................................8


7. ATUALIDADES.........................................................................10CONCLUSÃO...............................................................................12


REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................13




























INTRODUÇÂO


Temos como o objetivo deste trabalho apresentar um pouco sobre o segundo planeta do sistema solar chamado Vênus. Desde os primórdios o planeta foi alvo de varias teorias cientificas, mitos e superstições quando à sua posiçãocelestial, brilho e sua semelhança com a Terra, descobertas anos após a sua “primeira aparição”. Vamos comentar alguns aspectos físicos, químicos, e é claro, de todas as características que fazem deste planeta um planeta único.














































CONHECENDO VENUS


   Vênus é o segundo planeta do sistemasolar e recebeu este nome por causa da deusa Vênus, que representa a beleza e o amor, por isso o seu símbolo é uma representação estilizada do símbolo da deusa Vênus: um círculo com uma pequena cruz abaixo, utilizado também para representar o sexo feminino. Foi um dos primeiros corpos do sistema solar a ser explorado, devido ao seu brilho intenso no céu, só comparável ao da Lua e do Sol. Énormalmente conhecido como estrela da manhã (D’alva), estrela da tarde (Vésper), ou ainda estrela do pastor. À noite, quando visível, ele é o objeto mais brilhante no firmamento, além da lua.
Vênus é o planeta que tem maior semelhança com a Terra, em tamanho, na sua herança de elementos químicos, e sua massa equivalente a 81,5% da massa desta. Sua aparência externa, observada ao telescópio, éobscurecida por nuvens, refletindo a densa atmosfera, que esconde suas feições topográficas. Diversas sondas americanas e soviéticas estiveram em sua órbita. Em particular, as soviéticas Venera 9, 10, 13 e 14 nas décadas de 1970 e 1980 lograram pousar e analisar o material em sua superfície. A sonda norte-americana Magellan, orbitando o planeta na década de 1980, produziu excelente arquivo de imagensde radar de sua superfície. Desde abril de 2006, encontra-se em curso o programa europeu Vênus Express, previsto para operar até 2009.
O relevo desse planeta é menos variado que o da Terra. A topografia é plana, com ondulações moderadas em cerca de 60% da área, além disso, possui terras baixas, onde as elevações não ultrapassam centenas de metros, em cerca de 30% e alguns planaltos comaproximadamente 2.500 km (Terra lshtar e Terra Aphrodite), que foram interpretados como massas rochosas continentais. As análises obtidas pelas sondas soviéticas revelaram rochas com composição basáltica similar à de rochas terrestres. Foram observadas formas similares a vulcões, com grandes derrames similares aos da Terra, enxames de diques e também feições circulares gigantes parecidas com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VENUS
  • venus
  • venus
  • Vénus
  • VENUS
  • Vénus
  • O nascimento de vênus
  • Venus Bio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!