válvulas

Páginas: 3 (563 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
Comando de válvulas

Comando de válvulas, veio de ressaltos ou eixo de comando de válvulas, é um mecanismo destinado a regular a abertura das válvulas num motor de combustão interna. Por vezesrefere-se por "árvore de excêntricos", mas esta denominação é errada, pois "excêntrico" e "came" são conceitos diferentes.


Consiste num veio cilíndrico no qual está fixado um conjunto depeças ovaladas, chamadas cames ouressaltos, uma por válvula a controlar. Este veio tem um conjunto de apoios que asseguram a sua estabilidade durante o movimento rotativo a que é sujeito.



FuncionamentoA rotação dos cames fixos ao eixo da árvore de cames vai provocar, de forma direta ou indireta (através de tirantes chamados balanceiros, ou balancins no Português do Brasil), a abertura das válvulasde admissão e de escape do motor. O fecho dessas válvulas é assegurado pelas molas de retorno.

Rotação
A rotação da árvore de cames é controlada pelo movimento da cambota[virabrequim], oudiretamente, através de engrenagens, ou indiretamente através de uma corrente chamada "corrente de distribuição". No motor a quatro tempos a árvore de cames roda a metade da velocidade do virabrequim[cambota]. No motor a dois tempos no geral não há árvore de comando, uma vez que a entrada e saída de gases do cilindro é feita através de janelas, e não de válvulas. Porém já existiram motores a 2 temposcom válvulas, e o seu comando era feito com a árvore de cames funcionando à mesma velocidade da cambota [virabrequim].




Localização



Dependendo da localização da árvore de cames assim estaatua diretamente sobre as válvulas, árvore de cames "à cabeça", ou, se estiver localizada lateralmente, através de uma alavanca chamada "balanceiro" [balancim].
Alguns motores possuem duas árvoresde cames localizadas na cabeça [cabeçote] do motor uma para as válvulas de admissão e outra para as válvulas de escape. A esta configuração chama-se DOHC, acrónimo de Double Over Head Cam, já os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Valvulas
  • valvulas
  • valvula
  • Válvulas
  • valvulas
  • Valvulas
  • valvula
  • Válvulas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!