Válvulas de refluxo

Páginas: 7 (1665 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA – ICET-TO
CAMPUS MUCURI




ALTAMIRO JUNIO
DIELEN MATOS
EMERSON CONTÃO
GLEDSA VIEIRA
KAROLINY MARTINS
NAYARA RAMALHO
TIAGO GUSMÃO










VÁLVULAS DE REFLUXO
























TEÓFILO OTONI – MG
ABRIL/2012

ALTAMIRO MENDES
DIELEN MATOSEMERSON CONTÃO
GLEDSA VIEIRA
KAROLINY MARTINS
NAYARA RAMALHO
TIAGO GUSMÃO





VÁLVULAS DE REFLUXO
Trabalho apresentado à disciplina EHD-150 – Instalações e Equipamentos Hidráulicos I, do Curso Superior de Engenharia Civil, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus do Mucuri, para obtenção de nota.Prof. José Aparecido Leite







TEÓFILO OTONI – MG
ABRIL/2012
SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO 3


2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5

2.1. Válvulas de retenção 5
2.1.1. Válvula de retenção horizontal 5
2.1.2. Válvulas de retenção com portinhola 7
2.1.3. Válvula de retenção vertical 9
2.1.4. Válvula de retenção para fundo de poço 11

3. CONCLUSÃO 124. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13



1. INTRODUÇÃO

Válvulas são dispositivos que compõem as tubulações dos sistemas industriais, e basicamente podem exercer as funções de bloqueio, retenção e regulagem (controle de fluxo).
Existem diversos tipos de válvulas, cada qual com suas características próprias, de forma que cada uma está voltada ao atendimento de alguma das funçõescitadas, cada qual com suas vantagens e desvantagens. São essas características que determinam a viabilidade de utilização de uma válvula em uma determinada aplicação.
Contudo, não é o interesse desse trabalho discutir a infinidade de aplicações e tipos de válvulas existentes, senão aquelas relacionadas com o contra-fluxo.
a) Válvulas de bloqueio:
São as que, através de um comandoexterno de abertura e fechamento, liberam ou interrompem, respectivamente, a passagem de fluxo.
A Válvula de bloqueio mais recomendada para utilização com fluido térmico é a do tipo globo, pois possibilita operações frequentes de abertura e fechamento, além de garantir vedação estanque, desde que sejam utilizados os materiais recomendados em sua fabricação. Sua operação pode ocorrer manualmenteou por dispositivos mecânicos, elétricos, pneumáticos ou combinados.
b) Válvulas de retenção:
Caracterizam-se pela auto-operação proporcionada pelas diferenças entre as pressões a montante e a jusante, exercidas pelo fluido, em consequência do próprio fluxo, não havendo necessidade de comando externo.
São, portanto, utilizadas para impedir o retorno de fluido (retenção decontra-fluxo) caso em que ocorre automaticamente seu fechamento.
Existem também válvulas denominadas de "bloqueio e retenção", as quais combinam as funções das válvulas de bloqueio e válvulas de retenção numa única peça.
Essa combinação oferece vantagens à medida que torna-se possível reduzir a perda de carga ocasionada por uma válvula adicional, além de reduzir custo.
c) Válvulas deregulagem/controle de fluxo:
São as que apresentam capacidade inerente para a modulação da vazão e por consequência da temperatura.
Sua construção interna é concebida para modulação do fluxo, com características de controle preestabelecidas e obtidas através do design hidrodinâmico e do projeto do obturador.2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA



2.1. Válvulas de retenção


Pertencentes ao grupo de válvulas auto operadas e conhecidas também como válvulas de não-retorno, elas têm como característica principal a propriedade de permitir a direção do fluxo em um só sentido, retendo-o automaticamente quando houver a tendência de refluxo.
Uma seta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Refluxo
  • refluxo
  • valvulas
  • Valvulas
  • valvulas
  • valvula
  • Válvulas
  • valvulas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!