Válvulas auxiliares Pneumática

Páginas: 5 (1187 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Nome: Lucas Ellwanger Numero Matrícula:
Disciplina:Hidráulica e Pneumática Professor:Luiz Henrique
Válvulas Auxiliares
Válvulas de bloqueio
Válvulas de bloqueio são elementos que impedem a passagem do fluxo do ar em um sentido permitndo sua passagem no sentido contrário. A pressão no lado do bloqueio atua sobre o elemento vedante, permitindoassim a vedação perfeita da válvula. Há quatro tipos de valvulas de bloqueio:
• Válvula de retenção
• Válvula de escape rapido
• Válvula alternadora (função lógica “OU”)
• Válvula de duas pressões (função lógica “E”)
Válvulas de retenção
Essas válvula fecha completamente a pasagem de ar em um sentido e, no sentido contrário, o ar passa com a mínima queda de pressão. Os bloqueios do fluxopodem ser feitos por cone, esfera, placa ou membrana.
Válvula de retenção com mola
Um cone é mantido inicialmente contra seu assento pela força de uma mola. Orientando-se o fluxo no sentido favorável de passagem, o cone é deslocado do assento, causando a compressão da mola e possibilitando a passagem do ar. Mas nas válvulas, de modo geral, esta contra pressão é pequena, para evitar o máximo deperda, razão pela qual não devem ser substituídas aleatoriamente.
Simbologia:


As válvulas de retenção geralmente são empregadas em automatização de levantamento de peso, em lugares onde um componente não deve influir sobre o outro, etc.


Válvula de retenção sem mola
Mesmo funcionamento da válvula de retenção com mola mas sem o uso da mola para o bloqueio, sendo feito pela propriapressão do ar comprimido.
Simbologia:


Válvula de escape rápido
Quando se necessita obter velocidade superior àquela normalmente desenvolvida por um pistão de cilindro, é utilizada a válvula de escape rápido. Para um movimento rápido do pistão, o fator determinante é a velocidade de escape do ar contido no interior do cilindro, já que a pressão numa das câmaras deve ter caído apreciavelmente,antes que a pressão no lado oposto aumente o suficiente para ultrapassá-la, além de impulsionar o ar residual através da tubulação secundária e válvulas. Utilizando-se a válvula de escape rápido, a pressão no interior da câmara cai bruscamente; a resistência oferecida pelo ar residual (que é empurrado e o ar flui diretamente para a atmosfera, percorrendo somente um niple que liga a válvula aocilindro). Ele não percorre a tubulação que faz a sua alimentação.
Simbologia:





Vista em corte de uma válvula de bloqueio tipo escape rápido

A válvula de escape rápido tem um funcionamento parecido com a válvula de retenção, a passage de ar ‘P’ para ‘A’ é livre, o elemento de vedação impede a passagem do fluxo para ‘R’.
Eliminado a pressão em ‘P’, o ar que retorna por ’A‘ desloca oelemento de vedação contra ‘P’ e provoca o bloqueio. Dessa forma, o ar escapa por ‘R’, rapidamente para a atmosfera. Evitando com isso que o ar de escape seja obrigado a passar pela canalizaçao longa e pelas válvulas de comando.
Essa válvula é colocada diretamente no cilindro ou o mais próximo dele , com a finalidade de aumentar a velocidade do embolo, principalmente a velocidade de retorno da hastede cilindros de simples ação.
Válvula alternadora (função lógica “OU”)
A válvula possui duas entradas de pressão (1) e um ponto de utilização, saída (2). Enviando-se um sinal por uma das entradas, a entrada oposta é automaticamente vedada e o sinal emitido flui até a saída de utilização. O ar que foi utilizado retorna pelo mesmo caminho.
Se houver coincidência de sinais em ambas asentradas,(1) prevalecerá o sinal que primeiro atingir a válvula, no caso de pressões iguais.
Com pressões diferentes, a maior pressão dentro de uma certa relação passará ao ponto de utilização, impondo bloqueio na pressão de menor intensidade.
Muito utilizada quando há necessidade de enviar sinais de dois lugares diferentes a um ponto comum de comando
Simbologia:




Válvula de duas pressões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • valvulas pneumaticas
  • Valvulas Pneumaticas
  • Válvulas pneumaticas
  • Valvúlas pneumáticas
  • valvula pneumática
  • PNEUMÁTICA: Válvula Reguladora de Fluxo, Válvula de Controle de Pressão e Acumuladores Hidráulicos.
  • Pneumatica
  • Pneumatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!