uykit6g

1788 palavras 8 páginas
A Teoria Celular, criada por Robert Hooke, em 1665, estabelece a célula como a unidade morfofisiológica dos seres vivos, ou seja, a célula é a unidade básica da vida.
No final da década de 1830, dois cientistas alemães, Matthias Jakob Schleiden, ex-advogado que abandonou a profissão para estudar a estrutura e fisiologia das plantas, determinando também que todas as plantas apresentavam organização celular, e Theodor Schwann,médico dedicado ao estudo da anatomia dos animais, estendeu a teoria de Mathias aos animais, formulando a hipótese de que todos os seres vivos são constituídos por células, construindo a base da teoria celular.
Importância[editar]
A Teoria Celular, foi uma das mais importantes generalizações da história da Biologia. Ficou claro que, apesar das diferenças quanto à forma e função, todos os seres vivos têm em comum o facto de serem formados por células. Portanto, para a plena compreensão do fenómeno da vida, é preciso conhecer as células.
O entusiasmo pela Teoria Celular também levou os biólogos à investigação sobre a origem das células vivas. Alguns acreditavam que as células se formavam espontaneamente, a partir da aglomeração de determinados tipos de substâncias, enquanto outros se opunham a essa ideia, afirmando que uma célula somente podia originar-se de outra célula pré-existente.
A teoria celular foi "o alicerce" para todo o desenvolvimento do estudo biológico. Graças a tal teoria foi possível chegarmos a uma conclusão mais facilmente através de muitos experimentos e teses, desfazendo o até então "empirismo" e pondo em prática o "método científico".
Eis abaixo algumas das definições da "Teoria Celular":
Todo ser vivo seja formado por células
A vida depende da Autonomia e da integridade da célula
Toda célula é portadora de material genético, o DNA e o RNA
A célula é responsável por todo o metabolismo do organismo, em conjunto com outras, forma os sistemas
Toda célula se origina de uma outra célula pré-existente. Sendo que elas

Relacionados