uyhy

781 palavras 4 páginas
FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL – FACID DEVRY
CURSO: MEDICINA
PROFESSORA: JOANA ELIZABETH
DISCIPLINA: MEDICINA DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE

CADERNETAS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA

Alunos: Bruno Raphael Mickaella Magalhães Suelly Dantas Tamyres Campelo

TERESINA

2013

Caderneta de Saúde do Adolescente

A Caderneta de Saúde do Adolescente vem em duas versões: a feminina e a masculina, e é um importante instrumento de cidadania. Ela ensina, por exemplo, como evitar doenças, a importância do cumprimento do calendário de vacinação faz recomendações sobre uma boa alimentação fala sobre os cuidados e as mudanças do corpo, orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), gravidez na adolescência, além da saúde bucal. A caderneta traz ainda orientações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, incentivando os jovens a ficarem ciente de seus direitos.
O Cartão de Saúde da Gestante
O Cartão da Gestante, que a grávida recebe na Unidade de Saúde ao começar o pré-natal, é onde devem estar anotados os exames, as consultas e as ocorrências durante a gestação. No Cartão da Gestante deve estar anotado o número do cadastro do SIS-PRENATAL, que será utilizado pelo serviço onde ocorrer o parto. Essas anotações facilitam o acompanhamento da gestação pelos profissionais de saúde e estimulam a gestante e a família a ficarem mais atentas.
O Cartão da Gestante também funciona como uma agenda: ajuda a lembrar o dia da consulta e os exames que a grávida precisa fazer. É por meio do Cartão da Gestante que um profissional se comunica com outro. Assim, mesmo que a gestante precise mudar de médico ou necessite de atendimento em outra Unidade de Saúde, o profissional vai saber tudo o que já foi feito no pré-natal. O Cartão da Gestante serve para anotar:
As informações importantes para o acompanhamento do pré-natal, parto e pós-parto.
Os

Relacionados