uyguiu

441 palavras 2 páginas
Conceitos Básicos
Em Economia:
Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva, ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo realiza-se quando a taxa de lucro sobre o capital é igual ou superior à taxa de juros, ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

Investimento Bruto:
O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de stocks.

Investimento Líquido:
O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

Em Contabilidade:
É constituído pelos recursos que a empresa detém com carácter de continuidade, não se destinando a ser vendidos ou transformados no decorrer da sua atividade.

Investimentos Financeiros:

É a aplicação de um recurso, em geral na forma de dinheiro, na perspectiva de obter um retorno futuro superior ao capital inicial, compensando os custos e gerando lucro.
Um investimento financeiro pode ser feito com uma expectativa de rendimento de curto, médio ou longo prazo, sendo que os graus de risco de um investimento financeiro aumentam gradualmente conforme diminui o prazo em causa.

Investimento Direto Estrangeiro:
Investimento direto estrangeiro (IDE) é o investimento feito para adquirir um interesse duradouro em empresas que operem fora da economia do investidor.
Os IDE são investimentos que permitem a uma empresa poder criar uma filial no estrangeiro ou passar a controlar uma sociedade estrangeira adquirindo menos 10% do seu capital.

Investimento de Curto Prazo:
São as aplicações que se realizam para objetivos até dois anos. Pode ser uma poupança para eventos inesperados ou para um objetivo

Relacionados