uyfuyil

724 palavras 3 páginas
DESENVOLVIMENTO

O taoísmo é uma religião de filosofia chinesa que baseia-se no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como o culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia. Taoísmo surgiu no século II e incorporou alguns dos elementos religiosos mais antigos da China.
Da observação das leis da natureza, os mestres do taoísmo concluíram que tudo possui uma identidade, que vem de uma única fonte, o Tao. O significado dessa palavra chinesa é “caminho, trilha, estrada”. O Tao é o principal conceito do Taoísmo. Quem fundou essa religião foi Lao Tse (velho mestre), um contemporâneo de Confúcio que viveu entre 604 e 517 a.C.
Ao longo do tempo, no entanto, foram sendo criadas formas institucionalizadas do taoísmo na forma de diferentes escolas que, frequentemente, misturaram crenças e práticas que antecediam até mesmo os textos-chave do taoísmo, por exemplo, as teorias da Escola dos Naturalistas, que sintetizaram conceitos como o do yin-yang e o dos cinco elementos. As escolas taxistas tradicionalmente reverenciam Lao Zi e os "imortais" ou "ancestrais" e possuem diversos rituais de adivinhação e exorcismo, além de práticas que visam a atingir o êxtase e obter maior longevidade ou mesmo a imortalidade. As tradições e éticas taoistas variam de acordo com a escola, porém, no geral, enfatizam a serenidade , a não ação (wu-wei), o vazio, a moderação dos desejos, a simplicidade , a espontaneidade, a contemplação da natureza e os Três Tesouros: compaixão, moderação e humildade.

Aspectos da filosofia taoísta:

- A sabedoria do Tão (caminho) é a única fonte do universo;

- A vida é regida por dois elementos (dualismo): yin (feminino) e yang (masculino). Estas duas forças se complementam e não podem existir uma sem a outra.

- As atitudes humanas devem estar sempre de acordo com a natureza;

- O ser humano deve buscar o equilíbrio do

Relacionados