UVA- A IMPORTANCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO.

601 palavras 3 páginas
Síntese dos Parâmetros Curriculares Nacional: Ciências Naturais, 5º ano pag. 119 a 123.

O Professor que deseje subsidiar seus planejamentos para a intervenção direta no processo de ensino e aprendizagem deve ter em mãos os Parâmetros curriculares nacionais para as devidas orientações didáticas gerais, no demais para intervenção problematizadora, para a busca de informações em fontes variadas e para elaboração de projetos, além de discutir a importância da sistematização.
Quanto à problematização é sugerido que os modelos ou exemplos pelos alunos se mostrem insuficientes pra explicar um dado fenômeno, para que eles sintam necessidade de buscar informações e reconstruí-las ou amplia-las. É por tanto preciso que os conteúdos a ser trabalhados se apresentem como um problema a ser resolvido.

Definido um tema de trabalho é importante o professor distinguir quais questões é problema para si próprio que tem sentido em seu processo de aprendizagem das ciências e quais terão sentido para os alunos, pois uma questão só é um problema quando os alunos podem ganhar consciência de que seu modelo não é suficiente para explicá-lo. A partir de então, podem elaborar um novo modelo mediante investigações e confrontações de ideias orientadas pelo professor. Na problematização busca, portanto a promoção de mudança conceitual. Sabe-se que nem sempre ela ocorre: frequentemente concepções alternativas se preservam, ainda assim pode haver aprendizagem significativa dos conceitos científicos.
Quanto a busca de informações em fontes variadas, sugere um procedimento importante para o ensino e aprendizagem de ciências, pois além de permitir ao estudante obter informações para elaboração e reelaboração de suas ideias e atitudes, é fundamental para sua autonomia com relação à obtenção do conhecimento no mais as modalidades desse procedimento a observação, a experimentação, a leitura e etc. é o estudo do meio.

A observação é o mais geral e básico de todos os procedimentos, pois esta

Relacionados