UVA_IDJ_MARANGUAPE

1290 palavras 6 páginas
___________________________________________________________________________

ANA PRICILIA F. DAMASCENO

APRENDER BRINCANDO
Nas Aulas de Educação Física é Possível Aprender Brincando

MARANGUAPE
2013
Nas Aulas de Educação Física é Possível Aprender Brincando?

Tendo em vista a dificuldade que as crianças têm de assimilar o conteúdo e os professores de passá-lo de forma que as crianças absorvam o máximo possível. O presente trabalho visa à importância do ato de brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação escolar. Seu objetivo é conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos que servem para designar o ato de brincar, tornando-se fundamental compreender o mundo lúdico, onde as crianças comunicam-se consigo mesma e com o mundo, aceitam a existência dos outros, estabelecem relações sociais, constroem conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem. O ato de brincar é uma importante forma de comunicação, possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, autonomia e da criatividade, estabelece dessa forma uma relação estreita entre o brincar e aprendizagem.
O “brincar” é composto por vários elementos: uma estrutura (começo, meio e fim), os meios (como brincar), os fins (por que brincar), o conteúdo (a temática da brincadeira), as regras, o espaço, o tempo, os brinquedos, os parceiros e um comportamento lúdico (ações e reações daqueles que brincam). Afirma a educadora Adriana Friedman.
Vale ressaltar que o ato de brincar traz benefícios as crianças tais como: o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. As brincadeiras e jogos lúdicos, ou seja, brincadeiras e jogos que divertem e dão prazer ao indivíduo ao praticá-lo, melhoram o desenvolvimento das crianças de forma que as mesmas aprendem conteúdos que para elas é de difícil

Relacionados