uunigranrio

1033 palavras 5 páginas
Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO
Curso de Administração
Comportamento Organizacional

A - Relacione os casos relatados abaixo com o tipo de distorção da percepção que melhor ilustram.
1.
2.
3.
4.
5.

Percepção seletiva
Efeito de halo
Similaridade assumida (projeção)
Estereótipo
Efeito de contraste

( ) Sérgio era um professor muito querido por seus alunos, por ser simpático, engraçado, didático e inteligente. Quando a direção do colégio resolveu demitir Sérgio por não ter mestrado e substituí-lo por
Lúcia, os alunos não aceitaram. Eles sempre comparavam os dois, e Lúcia saía sempre perdendo, porque não era tão engraçada e carismática. Os alunos deixaram então de perceber que Lúcia também era muito inteligente e dedicada. Embora os alunos das outras turmas gostassem muito dela, ela nunca conseguiu ser bem aceita pelos alunos da turma do Sérgio.
( ) Seu João gostava muito do sobrinho, Marcos, de quem tinha a imagem de ser um rapaz inteligente, esforçado e responsável. Quando a irmã de seu João pediu-lhe para empregar o Marcos em seu escritório, seu João atendeu prontamente.
Aos poucos os colegas de trabalho começaram a perceber que Marcos era um pouco preguiçoso e muito egoísta. Mas quando falavam isso para o seu João ele dizia que estavam implicando com o rapaz por ser seu sobrinho. Seu João apenas percebia os comportamentos de Marcos que confirmavam a imagem que ele tinha do rapaz. Os outros comportamentos, que iam contra essa imagem, não eram percebidos pelo tio.
( ) O gerente Luís é uma pessoa muito competitiva e está sempre pensando em uma forma de se dar bem, ainda que para isso tenha de passar os outros para trás. Por ser desta forma, Luís acredita que todos os seus funcionários também são assim. Luís vive então desconfiado de todos, achando que estão sempre querendo o passar para trás. Nunca acredita que alguns gestos sejam realmente de solidariedade. Quando vê alguém ajudando outro, acha que há sempre uma segunda

Relacionados