Uuhul

341 palavras 2 páginas
RESENHA CRITICA do Documentário “Justiça de Maria Augusta Ramos

O documentário “Justiça” ocorre na cidade do Rio de Janeiro e retrata sobre o dia do Judiciario e do sistema prisional. A realidade de hojem é triste, cruel e fria. As pessoas participantes do documentário, são funcionários do Poder Judiciário como promotores, defensores públicos, juizes e também aqueles de passagem, como os réus e as familias deles.
Este documentário tras as lacunas que hoje há na Justiça, começando pela comunicação entre o réu e o Juiz, mostrando bem a diferença de linguajar entre os dois. “Você quer recorrer pela pena?” traduzindo para o réu, que na maioria das vezes nem sabe o que é um recurso: “Você não gostou da sua pena? Você quer tentar muda-la”. Sempre mostrando uma grande lacuna entre o juiz e o réu. Mostrando dentro das cadeias, que a cada dia está mais lotada e em condições precárias. O juiz, com o intuito de fazer “justiça” sobre aquele caso e, como julga inumeras audiências por dias, é impossível que ele consiga julgar com maior eficiência. Em uma situação onde retrata bem é quando um dos acusados pede a transeferencia dele para um hospital pois ele é deficiente fisico e sofre muito na cadela por não conseguir se habituar naquelas condiçoes.
Com uma forma diferenciada, o documentário não trás entrevista com os personagens, a partir das simples imagens, Maria Augusta, tenta mostrar aos telespectadores de como a Justiça no Braasil precisa urgentemente de uma reforma, com a alta aglomeração de pessoas em uma pequena cela fazendo que os detentos consigam sair piores do que entram, sem nenhuma politica de reeducação, colocando na cadeia “ladroes de galinha” como a própria advogada da Defensoria Pública coloca no documentário.
O documentário a Justiça faz um alerta a sociedade para urgência da reforma no sistema judiciário. Assim falando que não é apenas colocando os marginais na cadeia que irá se conseguir um resultado e sim mudando desde o começo, principalmente,

Relacionados

  • uuhul
    3083 palavras | 13 páginas
  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas