utyui

515 palavras 3 páginas
FERROGRAFIA
Muitos dos metais ferrosos encontrados são aços de alta liga, sugerindo que os equipamentos que produz a graxa esteja contaminado.
A maioria das partículas ferrosas tornaram-se cor bronze ou marrom, indicando aço de alta liga (inoxidável).
Estas finas partículas ficaram depositadas na saída do ferrograma abaixo da posição de 30mm.
5.5.3 - MATERIAIS DE FILTROS
Os filtros são usados de forma ampla em todos os sistemas de lubrificação,mitires de combustão interna e hidráulicos, com a finalidade de reter contaminantes e partículas de desgaste.
O mais comum dos fltros usados em motores de combustão interna são a base de papel de vários tipos.
5.5.4 - FLOCOS DE CARBONO
As partículas de carvão não são contaminantes, são partículas de desgaste.
Estas partículas foram depositadas no ferrograma feito com uma amostra de óleo coletada de um comprenssor com selos de carbono.
5.5.5 - BISSULFETO DE MOLIBDÊNIO o Bissulfeto de Molibdênio quando presente no ferrograma pode causar confusão devido a sua semelhança com partículas metálicas não ferrosas.
São usados como aditivos sólidos em óleos e graxas, em aplicações onde altas temperaturas e altas cargas são envolvidas.
6 - O DIAGNÓSTICO DE FERROGRAFIA
6.1 - OBSERVAÇÃO ÓTICA DE FERROGRAMAS
A melhor avaliação sobre o tipo e composição das partículas é obtida através de uma observação ótica usando um microscópio bicromático.
Os requesitos básicos para este tipo de microscópio é que eles possuem os recursos de luz transmitida e refratada, que podem ser usadas simultâneamente.
A luz transmitida vem da parte de baixo do microscópio, passa através do ferrograma e prossegue em linha reta para cima, passa pelo espelho de 2 vias e vai para o ocular.
As partículas metálicas são observadas com microscópio com recursos bicromáticos, porque a distinção entre elas pode ser complicada se usarmos isoladamente luz refletida ou transmitida.
6.2 - LEITURAS DE FERROGRAMAS
6.2.1 - FERROGRAFIA ANALÍTICA
O analista foca

Relacionados