UTP UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARAN

400 palavras 2 páginas
UTP UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

CONCRETO

NOME: ANDRE JANUARIO, PEDRO PAULO GONZAGA
PROJETO INTEGRAGO

- COM BASE NA APRESENTAÇAO EM SALA , ALGUMAS ANOTAÇOES E PESQUISAS PARA APRONFUNDAR OS CONHECIMENTOS, CRIAMOS UM RELATORIO APONTANDO OS PRINCIPAIS ASSUNTOS .
CCR: O concreto compactado a rolo, também conhecido como concreto rolado ou CCR, é um concreto seco, com consistência e trabalhabilidade tal que permite sua compactação através de rolos compressores. É utilizado como base ou sub-base para placas de concreto simples ou armado e como material para a formação do corpo de barragens.
PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto deve ser analisado nestas duas condições: fresco e endurecido. O concreto fresco é assim considerado até o momento em que tem início a pega do aglomerante período inicial de solidificação da pasta (viscosidade da T pasta). O concreto endurecido é o material que se obtém pela mistura dos componentes, após o fim da pega do aglomerante , pasta se solidifica completamente (resistência-anos).
Propriedades do concreto fresco
-TRABALHABILIDADE
- TEMPO DE TRABALHABILIDADE
- TEMPO DE PEGA
- COESÃO

*TRABALHABILIDADE: Características e condições que o concreto possui para ser adequadamente misturado, transportado, lançado e adensado de uma maneira fácil e sem perda de homogeneidade, para se obter um concreto com um mínimo de vazios.

FATORES QUE AFETAM A TRABALHABILIDADE
*FATORES INTERNOS – Consistência: relação água/materiais secos – Traço: proporção cimento/agregados – Granulometria: proporção agregado miúdo/agregado graúdo – Forma dos grãos: forma angulosa ou arredondada – Aditivos plastificantes

*FATORES EXTERNOS
– Tipo de mistura: manual ou mecânica
– Tipo de transporte: caçambas, bombas, calhas
– Tipo de lançamento: pequenas ou grandes alturas: pás, calhas
– Tipo de adensamento: manual, vibratório, etc;
– Dimensões da peça a executar e armadura.

ENSAIO DE ABATIMENTO – SLUMP TEST Segundo a NBR

Relacionados

  • Abordagem do comportamento: Agressividade no trênsito
    3621 palavras | 15 páginas
  • Anexo VI Pesquisa de Softwares de Gerenciamento de Bibliotecas_ 1
    25937 palavras | 104 páginas