UTOPIA E BEM COMUM

Páginas: 2 (473 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014


UTOPIA E BEM COMUM


No artigo VI, Capitulo II da Constituição do Brasil, encontramos que "a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção àmaternidade, e à infância, a assistência aos desamparados" constituem os direitos de todos os cidadãos brasileiros. Mas, o que vemos hoje é algo bastante contrastante com o que é asseguradosocialmente, tornando a justiça um direito apenas de minorias em lugar de ser um bem comum.
Partindo das premissas da obra Utopia de Thomas Morus, uma sociedade ideal é aquela que aboliu o dinheiro e abominaa guerra, é uma sociedade igualitária. Na obra, o autor escreve sobre as características de uma sociedade ideal.
Encontramos relatos sobre o sistema penitenciário dos Polileritas, nação dependendeda Pérsia onde não há exército e nem nobreza e todos devem trabalhar em prol de todos. Quando um cidadão é encontrado roubando, este deverá restituir a vítima e em seguida se comprometer com serviçossociais, onde é distinguido do resto da sociedade por trajar roupas diferentes e por ter um pedaço de sua orelha decepada só conseguindo a liberdade novamente por meio de seus próprios méritos, bonscomportamentos.
A Utopia surgiu trazendo muitos questionamentos, entre eles, o verdadeiro papel do bem comum. Assegurar a igualdade de todos em uma sociedade é um papel tão dificil quanto garantir afelicidade de todos eles, pois para manter a ordem, os moradores da Ilha são obrigados a cumprirem certas atividades durante o seu dia, onde notamos o surgimento da figura do Filarca, responsável pornão permitir que a população se entregue ao ócio, sendo assim, sempre produtiva.
Quando se trata de intervenção do Estado afim de garantir a igualdade de todos, nos deparamos com a questão daliberdade, entendida também como espontaneidade. Esta, claro, não é ilimitada, longe de qualquer censura, pois sabemos existir condicionamentos biológicos, psicológicos, etc. que limitam esta ação. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O bem comum
  • bem comum
  • o bem comum
  • O bem comum
  • O bem comum
  • O bem comum
  • Bem comum
  • Diferença entre bem comum e bem individual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!