Utilização e Indicação de nuprição parenteral na enfermagem

400 palavras 2 páginas
INTRODUÇÂO

A nutrição parenteral (NP) é definida pela administração endovenosa de macro e micronutrientes, por meio da via periférica ou central, podendo ser utilizada tanto como terapia de apoio, complementando as necessidades nutricionais de pacientes, ou como terapia exclusiva. Sendo que em ambos os casos ela pode combater desnutrição, podendo até reverter o quadro imunológico.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é descrever a utilização e indicação da NP na enfermagem. Esta versa, na oferta de glicose e proteínas, além de água, eletrólitos, sais minerais e vitaminas através da via endovenosa, permitindo assim a manutenção da homeostase.
METODOLOGIA

O tema foi pesquisado em sites de saúde, e também em hospitais junto à nutricionista e enfermeira, que nos acrescentou tal conhecimento. RESULTADOS E DISCUSSÕES

É indicada quando traumas, fístulas enterocutâneas, insuficiência hepática, insuficiência renal aguda, pancreatite aguda, enteropatias inflamatórias, além de ser usado como preparo de pacientes no pré-operatório.
As vias para a administração são a periférica e a central, sendo esta a mais utilizada para ter acesso à veia cava superior. O cateter deve posicionar-se no átrio direito, o que deve ser verificado através de RX. (Fig.1). Quanto às complicações relacionadas à NP, ressaltam-se septicemia, pneumotórax, hemotórax, má posição de cateter, flebotrombose (Fig.2), hidrotórax, hidromediastino, lesão nervosa, lesão arterial (subclávia), perfuração miocárdica, laceração da veia, e as metabólicas que são decorrentes de alterações do metabolismo dos nutrientes utilizados nas soluções infundidas.O desmame da NP, deve ser gradativo, para a alimentação enteral e posteriormente para via oral.
CONCLUSÕES

Entendemos que a NP, é de extrema importância na manutenção e/ou melhora do estado de saúde dos pacientes, seja em âmbito hospitalar quanto domiciliar; e pode ser interpretada como terapêutica extremamente segura, quando seus procedimentos

Relacionados