Utilização do aço em obras institucinais

1676 palavras 7 páginas
CENTRO METROPOLITANO DE ENSINO – CEMETRO
Curso Técnico em Edificações

UTILIZAÇÃO DO AÇO EM OBRAS INSTITUCIONAIS

MANAUS
AM

CENTRO METROPOLITANO DE ENSINO – CEMETRO
Curso Técnico em Edificações

ESTRUTURAS DE AÇO

ALUNOS:

MANAUS
AM
INTRODUÇÃO

Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. No entanto, as vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço vão muito além da estética. Neste trabalho abordaremos a utilização do aço em obras institucionais como hospitais e aeroportos.

Os Aeroportos das cidades sedes da Copa do mundo FIFA 2014

Os aeroportos brasileiros foram os portões para os mais de 500 mil turistas estrangeiros esperados para a Copa do Mundo 2014. A tarefa de construir ou ampliar os aeroportos próximos ou nas próprias cidades-sede da Copa exigiu rapidez na execução das obras de complexos terminais para o grande evento esportivo.
Autor do projeto do Aeroporto Internacional Augusto Severo, localizado em Natal (RN), uma das cidades-sede da Copa 2014, Sergio Parada acredita que o aço seja um dos materiais mais indicados para se cumprirem os prazos dos projetos de ampliação e construção que devem ocorrer nos próximos anos. Aliás, a experiência do arquiteto com o uso do aço em obras aeroportuárias lhe confere fortes credenciais: o aeroporto de Natal é o primeiro em sua categoria no Brasil a ter a estrutura totalmente concebida em aço.
Nele, o material está nos pilares, lajes steel deck, cobertura e forro. “Este tipo de arquitetura deve preocupar-se com o usuário, favorecer a leitura do edifício, respeitando a escala humana e proporcionando deslocamentos claros”, afirma Parada. Por isso, o aeroporto de Natal foi concebido a partir de uma

Relacionados