Utilização de descritores morfólogicos e viabilidade reprodutiva na avaliação de hibridos interespecificos de arachis

3966 palavras 16 páginas
FACULDADE ALVORADA
TCC1 - WALTER NETO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
THAIS COSTA

PRÉ-PROJETO:

UTILIZAÇÃO DE DESCRITORES MORFÓLOGICOS E VIABILIDADE REPRODUTIVA NA AVALIAÇÃO DE HIBRIDOS INTERESPECIFICOS DE ARACHIS

BRASÍLIA,
MAIO, 2010
Introdução
Objeto

O amendoim
A planta do amendoim é dicotiledônea, da família Leguminosae, subfamília Papilionidae, gênero Arachis que apresenta cerca de 80 espécies, amplamente distribuídas no bioma Cerrado e em outros ambientes de vegetação aberta tendo como limites de distribuição a Ilha de Marajó ao Norte, o Uruguai ao Sul, o Nordeste brasileiro a Leste e a Oeste, o sopé da Cordilheira dos Andes. Dentre as espécies conhecidas, 48 são restritas ao Brasil (SANTOS, 1999). Sua origem é apontada para a Serra de Amambaí, que divide as bacias atuais dos rios Paraguai e Paraná, estabelecendo parte do limite entre o estado do Mato Grosso do Sul e o Paraguai (SILVA, 1997).
As espécies vegetais nas quais predominam a autofecundação são denominadas autógamas (LEITE, 2008). Exemplos de cultivares de importância econômica estão: o trigo, a cevada a aveia, o arroz, a soja, o amendoim, entre outras (BORÉM; MIRANDA, 2005; RAMALHO et al, 2001). Segundo Fehr (1987), as espécies autógamas têm por características presença de mecanismos morfológicos e fisiológicos que favorecem ou conduzem à formação de sementes a partir de gametas da mesma planta. Contudo, há a possibilidade de fecundação cruzada dentro da mesma espécie ou fecundação cruzada natural é baixa, em torno de 5% (ALLARD, 1999). Porém, estas relações podem variar com o tipo de genótipo, com as condições ambientais durante o período de polinização e da disponibilidade de insetos polinizadores (RAMALHO et al,1993; VIEIRA et al,2005)
O amendoim é considerado uma espécie autógama, com estrutura reprodutiva que facilita a autofecundação composta por 8 anteras e estigma na mesma altura ou ligeiramente na mesma altura ou ligeiramente acima das anteras, sendo todas estruturas envoltas por

Relacionados