utilizar o extrato de repolho roxo e comprimido efervescente para chegar ao conceito de solução tampão.

792 palavras 4 páginas
OBJETIVO
O objetivo deste experimento é utilizar o extrato de repolho roxo e comprimido efervescente para chegar ao conceito de solução tampão.

INTRODUÇÃO
Solução tampão é uma mistura usada para evitar que o pH e o pOH do meio sofra mudanças bruscas quando for adicionado um ácido forte ou uma base fraca.
O Suco Gástrico, produzido no estômago, é um líquido claro que atua sobre as proteínas. A sua função é atuar sobre o Quimo, proporcionando a digestão gástrica dos alimentos, principalmente das proteínas. O HCl presente no suco ajuda a destruir as bactérias presentes nos alimentos. Proporciona ainda o meio ácido ideal para a atuação das enzimas do suco, isto porque o seu pH varia entre o 1,5 e 2.
Quando suco tornar-se mais ácido que o normal, causando a chamada azia e prejudicando a digestão. Quando isso acontece, faz-se uso de comprimidos antiácidos, que têm como função elevar o pH até a faixa da normalidade.

PARTE EXPERIMENTAL
Em três tubos de ensaio, colocou-se a medida de aproximadamente três centímetros de altura, sendo o primeiro ácido clorídrico, o segundo água destilada e o terceiro hidróxido de sódio. Após, adicionou-se cinco gotas de extrato de repolho roxo no primeiro e no terceiro tubo e no segundo, adicionou-se dezoito. Observou-se que a coloração dos reagentes mudaram. No mesmo tubo com HCl (ácido clorídrico) já com as gotas de extrato de repolho roxo, adicionou-se 168 gotas de NaOH (hidróxido de sódio) e notou-se novamente a mudança de cor.
Em dois béqueres de 100 mL, colocou-se 50 mL de água destilada e em ambos adicionou-se 20 gotas do extrato de repolho roxo, no béquer de número um, adicionou-se de aspirina (comprimido efervescente). Logo após acrescentou-se dez gotas de NaOH em ambos e observou-se que o béquer de número dois (com a ausência do comprimido efervescente) tornou-se verde claro e o béquer de número um manteve a mesma coloração. Acrescentou-se a solução do béquer de número um, um total de 175 gotas de hidróxido de

Relacionados

  • farmaco efervescente e repolho roxo
    1444 palavras | 6 páginas
  • QuimicaAbordagemdoCotid
    213009 palavras | 853 páginas
  • Tabela de Composição Química de Alimentos Guilherme Franco
    140948 palavras | 564 páginas