UTILIZA O DE PNEUS INSERV VEIS NA CONSTRU O CIVIL

2216 palavras 9 páginas
UTILIZAÇÃO DE PNEUS INSERVÍVEIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Rubens Fontes
Marcelo Viana
Jonh Kennedy
Maria Marcia
Ricardo Ribeiro
Bruno Menezes
Daniel Maranhão
Lucas Cambuí

Aracaju
2015

RESUMO

Os pneus têm utilidade fundamental e insubstituível no nosso transporte do dia a dia. Porém, quando se tornam inservíveis, vem a trazer problemas ambientais e sanitários. É interessante que tenha uma destinação sustentável para esse material, e é justamente com isso que queremos aplicar o pneu inservível nas diversas áreas da construção civil: barreira em acostamento de estradas, elementos de construção em parques e “playgrounds”, quebra-mar, obstáculos para trânsito, preenchimento de erosão. A ideia é a aplicação do conjunto dessas técnicas em uma obra, o que pode ser aproveitado ao máximo dos pneus inservíveis para gerar sustentabilidade, qualidade e redução do custo.

Palavras Chave: Pneus, inservíveis, sustentabilidade.

INTRODUÇÃO

A sociedade contemporânea, apática às questões socioambientais, exige uma solução para a problemática. Os impactos ambientais saltam aos olhos das pesquisas, e cada vez mais se torna mais difícil reverter os quadros. Aliando meio ambiente e tecnologia, levanta-se a questão: o crescimento populacional, superou o desenvolvimento tecnológico? O desenvolvimento tecnológico é responsável pela capacidade de desenvolver novas técnicas, capazes de sanar problemas, assim como os socioambientais. De acordo com Souza (2006, p.14)

O resíduo gerado pela sociedade capitalista altamente consumista necessita de uma correta destinação final para que não haja a dilapidação cada vez maior do patrimônio natural. Surge um grande dilema moderno, o que fazer se cada dia mais as pessoas são impulsionadas a aumentar o consumo de mercadorias? E, sendo desta maneira o que fazer com o lixo vindo deste consumo desenfreado? Afirmar que esta preocupação seja algo recente não corresponde a verdade, pois desde a década de sessenta o padrão de

Relacionados