Utilização do resíduo da construção civil para a fabricação de concreto

Páginas: 9 (2108 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
[pic]
Utilização do resíduo da construção civil para a fabricação de concreto

Alexandre Henrique Ribeiro1, Anderson Fábio Ferreira da Silva2, Breno Vinicius Marques Costa3, Henrique Ferri Assis Silva4, Lucas Nascimento Monteiro5.

Departamento de Engenharia Bioenergética, FEA - FUMEC, Tecnologia dos Materiais, Rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro, CEP 30. 310-190, Belo Horizonte, Minas Gerais,Brasil, 1a219707774@fumec.edu.br, 2ande_silva@yahoo.com.br, 3brenomarquescosta@yahoo.com.br, 4 henriferri@gmail.com, 5lucasnasmonteiro@hotmail.com.



Resumo

De maneira a descobrir formas alternativas de matéria prima a ser utilizada na construção civil, foi feito um estudo para verificar a viabilidade da utilização de resíduos sólidos da construção civil, na substituição do agregadograúdo na produção do concreto. O material proveniente de uma usina de reciclagem de entulho foi estudado granulometricamente e submetido a diversos ensaios. Com este material produziu-se um concreto com traço e relação água/cimento definidos e diferentes porcentagens de substituição. Apesar dos resultados obtidos não serem conclusivos, sua utilização na substituição dos agregados tradicionais naprodução do concreto é uma medida importante para a preservação do meio ambiente e a manutenção de um ambiente urbano mais saudável.

Palavras chave: Agregado graúdo; concreto; reciclagem; resíduo de obra.

Introdução

O processo de urbanização e a quantidade de obras que vem crescendo significativamente no decorrer dos anos desencadearam uma preocupação com relação ao descartedos resíduos sólidos urbanos (RSU) que geralmente são depositados em locais indevidos como terrenos baldios, encostas de rios, “bota foras” e lixões, que acabam por comprometer o meio ambiente e a saúde pública.

Segundo dados da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU), o município produz diariamente em média 300 toneladas de entulho. Visando prolongar a vida útil dosaterros e evitar o descarte em áreas inadequadas, a cidade possui atualmente, em atividade, três usinas de reciclagem de entulho.

Segundo John (2000), a construção civil é a maior consumidora de recursos naturais de qualquer economia. É também a maior geradora de resíduos sólidos, contribuindo com percentuais normalmente maiores que 40% (em massa) dos resíduos coletados nas cidades, portantogerencia-los é muito dispendioso.

Sendo assim, a reciclagem do entulho e sua utilização na engenharia se tornam uma medida importante, devido ao emprego de um material a baixo custo que permite a substituição dos materiais convencionais utilizados, contribuindo com a preservação do meio ambiente, a diminuição da extração de matérias primas naturais, e com um ambiente urbano mais saudável,além da supressão das finanças públicas.







Metodologia e Materiais

As amostras do resíduo sólido produzido pela indústria de construção civil, objeto de estudo deste trabalho, foram obtidas na usina de reciclagem de entulho da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) localizada no Bairro Jardim Filadélfia, BR-040, Km531 na cidade de Belo Horizonte – MG.

[pic]Figura 1 - Usina de Reciclagem do Entulho de Belo Horizonte

O material durante o processo de triagem na usina passou por um processo de seleção, na qual os materiais recicláveis como papéis, plásticos, alumínios e madeiras foram separados manualmente e submetidos a diversos ensaios, objetivando conhecer as propriedades do mesmo.

Foram realizados ensaios para determinação da massaunitária, para análise da composição granulométrica do resíduo de obra reciclado e da brita calcária n°1, sendo todos os ensaios normalizados respectivamente pelas NBR 7251 e NBR 7217.

Também foi feito um ensaio para determinação da massa especifica, utilizando a norma NBR 6458. Para isso foi utilizada a relação de massa e volume do resíduo, com o auxílio de uma balança hidrostática....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto: gestão ambiental na utilização de resíduos da construção civil
  • Utilização de resíduo da construção civil na estabilização de solo e sua utilização em pavimentação
  • Utilização da cal na construção civil
  • UTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CAMADAS DE BASE E SUB-BASES DE PAVIMENTOS EM JOINVILLE
  • A UTILIZAÇÃO DO DRYWALL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • a utilização do plástico na construção civil
  • A UTILIZAÇÃO DE PNEu na construcao civil
  • Utilização da madeira na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!