Utilização de fôrmas de madeira em estrutura de concreto

Páginas: 14 (3404 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Utilização DE FÔRMAS DE MADEIRA EM ESTRUTURA DE CONCRETO

Osmar Nascimento Sampaio*
Antonio Freitas da S. Filho**

RESUMO
Métodos inovadores ao segmento de fôrmas, associado com a madeira como elemento de molde e sustentação para concreto armado incentivaram a realização desse trabalho, cujo foco principal fixou-se em averiguar características e comportamento de sistemas de fôrmas. Foramanalisadas através de pesquisa bibliográficas fisiologia da madeira e as suas características físicas. Também foram abordados os tipos de painel de madeira; compensada, plastificada, Pinus mostrando qualidade e funções.
As características das fôrmas, o sistema mais utilizado em obra de edifício, apresentando alternativas de sistema, o critério para escolha do sistema de fôrma e execução dossistemas.
Palavras-chave: fôrma, madeira, sistema.

1-Introdução
As fôrmas são geralmente estruturas provisórias de madeira destinada a dar forma e suporte as estrutura de concreto até que ela adquira capacidade de auto suporte, garantindo a obtenção das dimensões desejadas. As fôrmas devem possibilitar o correto posicionamento da armadura, um correto lançamento e adensamento do concreto,suportar a sobrecarga da concretagem, o peso das armaduras e cargas oriunda de outros materiais, garantindo a segurança dos trabalhadores, tanto como para as estrutura (Calil, 2005)
_____________________
*Sampaio, O.N. (2010). Utilização de Fôrmas deMadeira em Estruturas de Concreto. Salvador, 2010. 18p. Artigo (Graduação) - Escola de Engenharia, Universidade Católica do Salvador.
** Filho, A.F. da S. Mestre em Engenharia Civil (UFRGS) Professor de materiais de construção UFBA, UEFS e UCSAL.

As fôrmas têm importância fundamental na confecção da estrutura de concreto armado, pois através dela dar-se o inicio a todo processo construtivo, sendoreferencia para os demais sistemas de construção. Ela tem influencia no custo, prazo e qualidade de toda construção.
Segundo Zulian (2000), durante muito tempo observou-se que os mestres e encarregados ficaram responsável pela definição das fôrmas achando que o dimensionamento pratico fosse suficiente para garantir a estabilidade das estruturas. Atualmente com a necessidade de maiorqualidade (controle tecnológico dos matérias); redução de perdas (matérias e produtividade da mão - de- obra), redução de prazo de entrega para aumento da competitividade, é imprescindível que o engenheiro de a devida importância ao dimensionamento das fôrmas e escoramento ao tipo de fôrma que será utilizada, uma vez que a escolha do sistema de fôrma pode determinar a velocidade da obra. Sem o seuavanço, a alta velocidade das obras, permitida por concretos mais resistentes e menos deformáveis, estaria totalmente comprometida.
As formas de madeira constituem mecanismo amplamente utilizado nas construções contemporâneas. O emprego desta tecnologia iniciou-se na década 60, tendo como precursor o Engenheiro Toshio Ueno. O uso do sistema de formas teve como objetivo a redução de custospossibilitada por um maior reaproveitamento das mesmas e pela melhoria da produtividade (ASSAHI, ?).

Segundo Nazar (2007), atualmente na construção civil as fôrmas de madeira são as mais utilizadas dentre os materiais que pode compor o sistema de fôrmas, por apresentar característica que atende as especificações com menor custo e normalmente são composta de painéis de madeira compensada, tabuas epontaletes

Considerando que a madeira apresenta propriedades excelentes, torna-se necessário o estudo das transformações que estão ocorrendo com seu uso, isso por conseqüência do crescimento da construção civil, das estruturas de concreto, portanto surge a necessidade de aperfeiçoar a utilização das fôrmas, buscando reduzir custo e melhorar a qualidade das estruturas
Esse trabalho tem como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Utilização de fôrma de madeira na execução de estrutura de concreto armado
  • Execução de formas de madeira para estrutura de concreto armado
  • formas de madeiras e concreto
  • ESTRUTURAS DE CONCRETO,METÁLICAS E DE MADEIRAS
  • Estruturas de concreto, metálixas e madeira
  • Estruturas de Concreto, Metálicas e de Madeiras
  • ESTRUTURAS DE CONCRETO, METÁLICAS E DE MADEIRAS.
  • Estruturas de Concreto, Metálicas e de Madeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!