Utilização de Ambientes Virtuais no Tratamento de Fobias

Páginas: 35 (8506 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CAMPUS CAMPINA GRANDE

CAMILA PAULINO MARQUES









UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O
TRATAMENTO DE FOBIAS
















CAMPINA GRANDE
2010



CAMILA PAULINO MARQUES








UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O
TRATAMENTO DE FOBIAS

Trabalho de Conclusão de Curso realizado paraavaliação na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico e como requisito parcial para término do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática

ORIENTADOR:
Emerson Souza Lima








CAMPINA GRANDE
2010
RESUMO

Os seres humanos e outros animais têm características que garantem sua capacidade natural de defesa, permitindo-lhe fugir ou evitar situações de perigo.Uma dessas características é a presença do medo, uma emoção que o estimula a se defender de perigos. Porém, algumas pessoas apresentam reações excessivas contra estas situações. Algumas dessas reações são fobias, ansiedades e síndromes de pânico. Existem formas de tratamento que atendem a estes problemas, mas com algumas limitações. Neste trabalho, será apresentado um tratamento que utiliza atecnologia para melhorar os resultados: o tratamento com realidade virtual. Nosso objetivo é apresentar os motivos da criação deste tratamento, suas vantagens e desvantagens, os resultados conseguidos atualmente e possíveis melhorias a serem desenvolvidas no futuro.

Palavras chaves: Realidade Virtual, Fobias e Tratamentos


















SUMÁRIO1. INTRODUÇÃO

O medo é uma emoção sentida por seres humanos e outros animais como consequência natural da antecipação ou consciência do perigo. Sua presença é importante para que se possa responder a situações de ameaça ou de perigo. Porém, os nervos responsáveis por controlá-lo podem ser danificados, evoluindo de um nível saudável para um nível patológico, denominado fobia.
Para que asfobias sejam tratadas, existem vários métodos desenvolvidos, sendo que os mais utilizados são a terapia farmacológica, utilizada em fases iniciais do tratamento com o objetivo de controlar a ansiedade e seus sintomas através de medicamentos, e a terapia cognitiva comportamental, que irá provocar uma dessensibilização progressiva do indivíduo em relação às situações que evocam suas reações fóbicas.Na terapia cognitiva comportamental, as formas de tratamento mais utilizadas são a exposição in vivo, que leva o paciente a enfrentar progressivamente as situações que o trazem medo, e a imaginativa, que incentiva o paciente a pensar em ambientes ou elementos que provoquem seu medo. Porém, a exposição in vivo pode ser muito cara em determinados casos, como pacientes que apresentem medo de viajarde avião, além de não garantir sua privacidade, pois outras pessoas podem observá-lo sendo atendido. Já a imaginativa pode não ser feita com sucesso, pois nem todas as pessoas conseguem idealizar imagens com facilidade.
Por esses problemas apresentados em relação aos tratamentos convencionais das fobias, estudiosos do campo da realidade virtual (RV) decidiram unir o uso desta tecnologia aotratamento de fobias, trazendo resultados positivos nas pesquisas e alguns tratamentos realizados, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.
Este trabalho terá como objetivo estudar a utilização da realidade virtual nesses tratamentos e analisar os resultados que já foram obtidos nas pesquisas e tratamentos feitos pelos profissionais das áreas. Ao final, avaliaremos quais as vantagens edesvantagens deste tratamento em relação aos demais geralmente utilizados.




2. TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS E PSIQUIÁTRICOS

Antes que possamos falar sobre um tratamento e analisar quais as vantagens e as desvantagens em utilizá-lo, é preciso conhecer o problema que será tratado, quais formas de tratamento já são utilizadas e o que há de positivo e de negativo em cada tratamento utilizado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A utilização dos ambientes virtuais no tratamento das fobias de direção
  • Inserção de funcionalidades no ambiente virtual de aprendizagem (moodle) para suporte a utilização de dispositivos...
  • As vantagens e desvantagens entre a produção de sites web e a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem
  • Capacitação e preparo do professor para utilização do ava (ambiente virtual de aprendizagem) no curso ead
  • Tratamento psicoterápico da fobia social –
  • ambiente virtual
  • Ambiente Virtual
  • ambiente virtual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!