Utilização de algas no tratamento de efluente doméstico

Páginas: 17 (4049 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
UTILIZAÇÃO DE ALGAS NO TRATAMENTO DE EFLUENTE DOMÉSTICO.

Weliton Eduardo Lima de Araújo.1 Antônio Pasqualetto.2
Resumo: Neste trabalho objetivou-se estudar um mecanismo de depuração de efluente doméstico, após tratamento em lagoas de estabilização e antes do seu lançamento nos corpos receptores, utilizando algas. Os parâmetros analisados foram: Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO); Nitrogênio(total e amoniacal); Fósforo total (PT); Coliformes fecais (CF) e Turbidez. Foram realizadas 05 (cinco) coletas ao longo de 03 (três) meses. O sistema apresentou maior remoção para os seguintes parâmetros: DBO em 5,1 %, DQO em 26,7 % e de Fósforo Total em 16,1 %.

Palavras-chave: meio ambiente, nitrogênio, fósforo, esgoto.

SEAWEED APPLICATION IN THE DOMESTIC SEWERAGE SYSTEM TREATMENT.Abstract: This project’s purpose was to study the cleaning device of sewerage system treatment, after treatment in the stabilization lagoons and before its entry in the water receptors, using the seaweeds. The aspects studied were: BOD, COD, Nitrogen (total and ammonia), Total Phosphorus (TP), Total Coliforms (TC) Feces Coliforms (FC) and Turbid. Five collections were made during three months. Thesystem demonstrated the increased removal to the following aspects: DBO in 5,1 %, DQO in 26,7 % and Total Phosphorus (TP) in 16,1 %. Key-words: environment; nitrogen; phosphorus; sewerage.

1 INTRODUÇÃO O tratamento correto do esgoto é um tema complexo. Todas as pessoas querem se ver livres do esgoto, porém, poucas pessoas se preocupam em saber para onde vão os seus dejetos e o que é feito com elesdepois que são retirados de perto de si. No Brasil, o grau de poluição de nossos cursos d’água e o comprometimento dos lençóis freáticos é grave, sendo necessário tomar iniciativas no sentido de minimizar ou sanar as fontes de poluição. Torna-se com isso necessário a conscientização de que a remoção dos nutrientes das águas residuárias é uma medida importante para preservar a qualidade dos corposreceptores de efluentes de sistema de tratamento. Outro problema do saneamento no Brasil é o fato das técnicas tradicionais para tratamento de esgoto serem de alto custo, tanto de implantação como manutenção. Desse modo, métodos alternativos que diminuam despesas e garantam semelhantes desempenhos do sistema e características do efluente tratado são de grande interesse para o setor público eprivado. A
1

2

Acadêmico de Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Goiás. Orientador Prof o. Dr. titular da Universidade Católica de Goiás – UCG e do Centro Federal de Ensino Tecnológico de Goiás – CEFET-GO.

2

necessidade de grandes áreas para a instalação desses mecanismos ditos tradicionais é um outro fator oneroso e dificultativo para a sua implementação. Em Goiás, segundo aconcessionária Saneamento de Goiás-SANEAGO (2002), a situação atual do saneamento é preocupante. Apenas 8,5% dos residentes na capital do estado e 11,71% dos demais goianos têm seu esgoto tratado antes de retornar aos mananciais hídricos. Apesar da importância do tratamento adequado do esgoto, sabe-se que esse tratamento inexiste na maior parte dos municípios brasileiros. Embora a instalação darede coletora seja uma solicitação freqüente da comunidade, por tirar o esgoto da porta das casas, o tratamento é sempre deixado para depois, e não considerado prioritário pelas prefeituras, que acabam destinando seus recursos a outras obras. Buscando soluções alternativas para este tipo de caso, foram desenvolvidas novas tecnologias, seguindo o princípio da sustentabilidade. Um destes mecanismosque vem sendo alvo de estudos é a utilização de algas, comumente encontradas em lagoas de maturação, como alternativa financeiramente viável para o tratamento dos despejos de pequenos municípios, onde o efluente escoa sobre uma rampa de fibrocimento ondulada. A rampa serve como “habitat” para a biota responsável pelo processo de tratamento. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é avaliar um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS
  • Eficiência da Utilização de Bactérias no Processo de Tratamento de Efluentes
  • Efluentes Domesticos
  • ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS POR ZONA DE RAÍZES (ETEZR) NUMA COMUNIDADE RURAL
  • Tratamento de Efluentes
  • Tratamento de Efluentes
  • Tratamento de Efluentes
  • Tratamento de efluentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!