Utilização da teoria das filas e da simulação para análise de filas com prioridade de atendimento em um setor de emergência de um hospital

Páginas: 14 (3423 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP
ESCOLA DE MINAS - EM
dEPARTAMENTO DE eNGENHARIA DE PRODUÇÃO,
ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA - DEPRO


Utilização da teoria das filas e da simulação para análise de filas com prioridade de atendimento em um setor de emergência de um hospital

Igor Padilha

RESUMO
O presente artigo busca, através do estudo da Teoria das Filas e do uso de umsoftware para modelagem do setor de atendimento de emergência, modelar o sistema de atendimento deste setor do hospital em que foi desenvolvido o estudo de caso, analisar o funcionamento do mesmo e propor alterações que melhorem a eficiência do sistema. Deste modo, primeiramente será realizado um levantamento a respeito dos temas abordados e de trabalhos desenvolvidos anteriormente relacionados aotema.
Palavras-chave: Teoria das Filas, pesquisa operacional, simulação, mapeamento de processos.

1- Introdução
A grande demanda por serviços de atendimento de urgência e emergência e as restrições orçamentárias, tornaram a gestão deste serviço uma atividade bastante complexa. A administração eficiente destes serviços é um fator importante, no sentido de que, fica cada vez mais clara anecessidade de um acompanhamento rigoroso na utilização de recursos, que além de escassos são de alto custo. Devido a este fato, esta área tornou-se alvo de aplicação das técnicas de Pesquisa Operacional.
De acordo com Gonçalves (2005), as instituições de saúde apresentam seu desempenho através de indicadores quantitativos somente com dados de produção tais como: número de consultas ambulatoriais,cirurgias, internações, entre outros. A análise desses volumes físicos não é capaz de explicitar uma das maiores preocupações da sociedade nessa área: a situação das filas de atendimento.
Para que o problema das filas de atendimento seja tratado, portanto, será utilizado neste estudo o auxílio da simulação e da Teoria das Filas.
A simulação de processos consiste na técnica que permite imitar um sistemareal. Segundo Oliveira (2005), um sistema representa uma coletânea de estruturas e recursos que interagem segundo uma lógica, de tal forma a alcançar um ou mais objetivos. Dessa forma, a depender da área de conhecimento tem-se uma variedade de sistemas reais, tais como: unidades armazenadoras, frigoríficos, unidades de beneficiamento de leite, fábricas de óleo, agências bancárias, supermercados,hospitais e unidades de conservação ambiental.
É indispensável, no contexto operacional, que os sistemas tenham funcionamento eficiente, ou seja, que determinados objetos de produção ou qualidade de atendimento sejam atendidos. Deve-se, por exemplo, definir a quantidade ideal de atendentes, estabelecer novos layouts, almejar melhores fluxos, menores custos, entre outros. Segundo Prado (1999), autilização eficaz de modelagem de sistemas em análises pode proporcionar a melhor qualidade do serviço prestado, ou o menor custo dentro de uma faixa aceitável de qualidade para o serviço prestado. Em outras palavras, deseja-se obter a solução otimizada ou a mais adequada ao processo considerado.
O objetivo deste trabalho é modelar o sistema de atendimento deste setor do hospital em que foidesenvolvido o estudo de caso, analisar o funcionamento do mesmo e propor alterações que melhorem a eficiência do sistema.
A metodologia que será utilizada neste trabalho segue as seguintes etapas:
Primeira etapa – Levantamento bibliográfico.
Segunda etapa – Construção do fluxograma do setor de urgência e revisão junto com o coordenador da área.
Terceira – Coletar os dados necessários para asimulação (efetuada através do software Arena).
Quarta – Em seguida, a Teoria das Filas será utilizada como ferramenta de análise das filas do setor em questão.
Quinta – Propor novos cenários.

2- Temas abordados
2.1- Mapeamento de processos
O mapeamento de processos, do modo como é utilizado atualmente, foi desenvolvido e implementado pela General Eletric como parte integrante das estratégias de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de Filas de Atendimento em um Cinema Usando Simulação Computacional
  • Fila de prioridade
  • Fila de prioridade
  • Filas de atendimento
  • Teoria das filas
  • Teoria das filas
  • Teoria das filas
  • teoria das filas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!