Utilização da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem

Páginas: 15 (3646 palavras) Publicado: 29 de abril de 2012
RESUMO

Apresenta um estudo direcionado às novas tecnologias aplicadas à educação, que visam a interdisciplinaridade e uma maneira de esclarecer as dificuldades de sua inserção no ensino tradicional. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem e a promoção de mudanças que tornem a relação tempo-escola mais eficiente por meio de metodologias inovadoras que permitam aoaluno ser agente ativo do processo educacional e, ao educador, ser um facilitador de informações. Fundamenta-se e justifica-se na carência de seu entendimento e relevância na educação, principalmente sob a ótica da educação à distância, haja vista que é pouco conhecida e debatida na comunidade escolar, apesar de exigir um comportamento pró-ativo e dinâmico dos seus participantes, que devem estarenvolvidos com a necessidade de adaptação às constantes mudanças decorrentes do contexto globalizado.

Palavras-chave: Novas tecnologias. Interdisciplinaridade. Ensino-aprendizagem. Metodologia inovadora. Educação à distância.











SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 4
2 EDUCAÇÃO ETECNOLOGIA.............................................................................. 6
2.1Educação Moderna.............................................................................................. 8
3 CONCLUSÃO...................................................................................................... 16REFERÊNCIAS.................................................................................................... 18

1 INTRODUÇÃO

O sistema educacional tem passado nos últimos anos por mudanças e ajustes sem precedentes, decorrente da formação de uma sociedade de cunho informacional. Desta forma é relevante para as instituições de ensino observar e se adequar às mudanças provenientes da evolução tecnológica que ocorre intensa e celeremente.
É fato que asinovações tecnológicas tornaram-se fundamentais no contexto de vida moderna. Contudo a sociedade desde os tempos primitivos utilizou-se de tecnologias a fim de promover a elevação da qualidade de vida, ou seja, desde a criação de instrumentos para defesa e caça, o desenvolvimento de técnicas para dominar o fogo e a criação da roda. Assim entende-se por tecnologia as técnicas, conhecimentos ou métodosempregados para solucionar problemas.
Atualmente, é comum associar o termo tecnologia ao conjunto de softwares e hardwares que formam os computadores, com isto, surgiram novas modalidades pedagógicas, marcadas por jogos, linguagem de programação, redes sociais, dentre outras. Logo novos meios de comunicação possibilitam diferentes relações entre aluno, professor e comunidade escolar, bem como, noprocesso ensino-aprendizagem.

Não são apenas os sistemas de comunicação que servem de suporte para processos de ensino e aprendizagem que põem a educação no terreno das tecnologias. Na verdade de suas operações e em diversos aspectos de sua organização social, ela mesma se encontra nesse terreno (TEDESCO, 2004, P. 19)

O questionamento a ser feito a partir do início do século XXI não é sedevemos ou não utilizar as novas tecnologias, mas como implantá-la e superar os desafios, objetivando alcançar resultados positivos no sistema educacional. Evidentemente as tecnologias por si só, não são a panacéia para a educação e sociedade, entretanto quando trabalhadas adequadamente e de forma integrada com os discentes e docentes a possibilidade de êxito aumenta significativamente.
Oprocedimento metodológico utilizado nesse texto será a pesquisa bibliográfica, buscando o referencial teórico que ratifique cientificamente a relevância do mesmo á sociedade, e principalmente, ao sistema educacional.
A fonte original deste trabalho foi retirada de:
Acessado em 22 de abril de 2012 às 15h53min.





















2 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

A educação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A utilização das novas tecnologias no processo de aprendizagem
  • A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO COMO PRINCÍPIO DE TRANSVERSALIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM...
  • A importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem
  • As novas tecnologias no processo ensino/aprendizagem
  • A TECNOLOGIA DO COMPUTADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
  • Tecnologias de comunicação e o processo ensino aprendizagem
  • Tecnologia e Qualidade do Processo Ensino – Aprendizagem
  • A REALIDADE DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS, NO PROCESSO ENSINO...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!